quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Aposentados que precisam de acompanhante podem ter acréscimo na aposentadoria



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Cinthia Bispo (Rádio Senado) Imagem: Divulgação

Projeto da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, estabelece que todo aposentado que precisar da assistência permanente de outra pessoa poderá receber acréscimo de 25% no valor da aposentadoria especial, por tempo de contribuição e por idade. Pelo texto, o benefício será liberado após a aprovação da pericia médica da Previdência, mesmo que o valor ultrapasse o limite máximo legal. De acordo com o Ministério da Previdência, o país tem mais de 3 milhões de aposentados por invalidez. Atualmente, a lei garante apenas aos segurados por invalidez o recebimento do acréscimo do benefício. A Constituição prevê a aposentadoria por invalidez nos casos de acidente em serviço, doença ocupacional, cegueira total, paralisia dos dois membros superiores ou inferiores e alteração das faculdades mentais. Para Ana Amélia, a proposta vai preencher um vazio na lei. Mas ela ressalta que ficará a cargo do Executivo determinar as circunstâncias nas quais o segurado vai receber o acréscimo do beneficio.
E quem vai dizer quando e como, por exemplo, que só em determinados tipos de doença ou de afastamento da pessoa que está doente, o trabalhador vai receber esse auxílio para o cuidador do doente, quem vai fazer isso é o Executivo. Nós não, nós só vamos abrir o espaço para que isso seja feito, para que ele possa ser beneficiado.
Os 25% a mais no valor do benefício não serão incorporados à pensão, em caso de morte do aposentado. A proposta está na Comissão de Assuntos Sociais, e, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.