terça-feira, 21 de outubro de 2014

1º Desafio de CrossFit Amador aconteceu em Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

A quadra Milton José Copack, em Prudentópolis, foi palco do 1º Desafio CrossFit realizado em Prudentópolis neste final de semana. Um dos coordenadores do evento, Pedro Henrique Sanches, explica que o CrossFit é uma modalidade que surgiu nos Estados Unidos visando, principalmente, um treinamento militar e que acabou migrando para as academias.
“É um misto de musculação, com treino funcional, exercícios aeróbicos. Ao reunir essas três formas de exercício, trabalhando com peso e utilizando o peso corporal”, explica Pedro Henrique. O objetivo é concluir o WOD (workout of the day ou malhação do dia, na nossa tradução), ou seja, o mix de exercícios, no menor tempo possível.
Conforme o organizador, o primeiro desafio atraiu atletas de Guarapuava, Pitanga, Toledo e Prudentópolis. A ideia de realizar o desafio em Prudentópolis teria surgido da iniciativa da personal trainer Bruna Lohmann e da colega de graduação em Educação Física, Marli. “Eu entrei dando apoio e auxiliando a organização do evento e a ideia é fazer com que o desafio ocorra mais vezes”, complementa.
O 1º Desafio contemplou as modalidades de: tombamento de pneu – levantar e tombar o pneu de caminhão por toda a extensão da quadra esportiva; levantamento de peso (10 kg de cada lado para homem e 5 kg de cada lado para mulheres); caixote – pulo sobre caixote para ambos os sexos; corrida; exercícios abdominais. Ou seja, exercícios que trabalham todas as partes do corpo.
O evento teve apoio do empresariado local, que patrocinaram fornecendo o material utilizado no evento. A Prefeitura Municipal prestou apoio cedendo a quadra onde o evento foi realizado.Pedro Henrique destaca que a modalidade tem se tornado uma febre nas academias de todo o Brasil e que eventos similares devem ocorrer na região. Os atletas de Toledo, inclusive, já convidaram o pessoal da região para que participe do torneio de CrossFit que acontece dia 1º de novembro em Cascavel. “A ideia é manter isso regularmente, repetir no ano que vem, fazendo o 2º Desafio de CrossFit e, assim, sucessivamente. Queremos dar continuidade ao evento e mostrar o quanto é importante para a saúde a prática de atividade física”, completa.

O 1º Desafio, justamente por ser amador, foi aberto a qualquer praticante da modalidade. “Porém, é uma atividade que exige um bom preparo físico. Não são todas as pessoas que estão, num primeiro momento, aptas a participar de um desafio, um campeonato, uma competição. Mas qualquer pessoa está apta a praticar o CrossFit em academias e, assim, buscar um condicionamento físico adequado para participar de torneios e campeonatos”, enfatiza Pedro Henrique.

A inscrição tinha o custo de R$ 25 e os atletas com melhores resultados foram premiados com troféus e medalhas.
O que é o CrossFit?

O CrossFit consiste em um programa de treinamento de força e de condicionamento geral que proporciona adaptação fisiológica a qualquer pessoa, independente de idade ou nível físico, a fim de melhorar as capacidades físicas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

É o programa mais utilizado para treinamento em academias de polícia americanas, em grupos de operações táticas (como o SWAT) e unidades de operações especiais do exército americano. Também é usado por campeões de artes marciais, atletas de elite das mais variadas modalidades esportivas. Como é adaptável a cada indivíduo, são aplicados programas de exercícios também para mães, avós, crianças e até mesmo pessoas com necessidades especiais.

O CrossFit é um programa de condicionamento amplo, geral e inclusivo e se apresenta como uma modalidade cuja especialidade é não ter especialização, pois é voltado a todos.

A vantagem do CrossFit é que o programa possui uma adaptação universal. Ou seja: qualquer pessoa pode praticar, independente da idade, condicionamento ou experiência. De qualquer forma, procure sempre orientação profissional antes de começar. Como qualquer exercício físico, é gradual, e o desenvolvimento se dá aos poucos.

O mesmo tipo de treinamento é usado tanto para idosos com problemas cardíacos quanto para lutadores profissionais. No entanto, há uma adaptação na carga e na intensidade dos exercícios.
Classificação:
CrossFit Masculino

1º lugar: Iuli (Toledo)
2º lugar: Douglas (Toledo)
3º lugar: Lucas Sanches (Prudentópolis)
CrossFit Feminino
1º lugar: Ariane (Guarapuava)
2º lugar: Suelen (Pitanga)
3º lugar: Ariane (Pitanga)
Confira a entrevista:
Pedro Henrique Sanches
Ouça aqui a entrevista.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.