terça-feira, 2 de setembro de 2014

“Se eu quiser, ocupo Kiev em duas semanas”, diz Putin



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Gabriela Ruic (Revista Exame) Imagem: Mikhail Klimentyev (Reuters)

A tensão entre Rússia e União Europeia (EU) segue aumentando. Em conversa telefônica com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, o presidente russo, Vladimir Putin, teria dito que suas forças militares podem ocupar Kiev, capital da Ucrânia, em apenas duas semanas. Portanto, a UE não deveria “provocá-lo” com a ampliação das sanções impostas à Rússia.
De acordo com o jornal italiano La Reppublica, que primeiro divulgou a informação, a declaração foi recebida como uma ameaça e foi repassada por Barroso aos outros líderes da UE em uma reunião que aconteceu no último final de semana em Bruxelas (Bélgica). O episódio foi também confirmado por um diplomata que estava presente na reunião ao site da revista alemã Der Spiegel.
Clima tenso
Tal encontro, relatou o periódico, tinha justamente o objetivo de discutir novos embargos aos russos e acabou sendo tomado por um clima de nervosismo. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, logo após a fala de Barroso, teriam se manifestado em tom de preocupação.
Cameron trouxe o passado à tona, lembrando que a UE não deveria repetir o erro cometido por líderes europeus em 1938. Na ocasião, tais líderes aceitaram ceder porções da então Tchecoslováquia para a Alemanha, desde que Hitler se comprometesse a não reivindicar novos territórios. No ano seguinte, apesar do acordo, os alemães invadiram a Polônia e iniciava-se a 2ª Guerra Mundial.
Merkel, por sua vez, prosseguiu o La Reppublica, afirmou que é necessário levar em conta que os planos russos podem ir além da Ucrânia. Segundo ela, é possível que Putin esteja de olho em outros países da região, como Letônia e Estônia, por exemplo.
Expectativa
A reunião concluiu que é necessário que a UE continue firme em seu posicionamento, endurecendo ainda mais as sanções contra a Rússia. Uma nova reunião está marcada para esta sexta-feira e a expectativa é que um novo pacote de medidas seja aprovado pelos líderes europeus.
De acordo com a agência de notícias Reuters, este pacote terá como alvo setores como o da defesa e finanças. Uma das possibilidades, explicou a agência, é que seja incluída uma proibição de que cidadãos europeus comprem títulos da dívida russa.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.