sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Prudentópolis e Guamiranga tiveram reuniões sobre diversificação no tabaco



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Divulgação Imagem: Divulgação

Ontem dia 25 de setembro ocorreu 2 reuniões para apresentação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural. A primeira reunião aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Prudentópolis e contou com a organização e participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal de Agricultura, ASSINTRAF e dezenas de agricultores.
Em Guamiranga a reunião ocorreu no período da tarde no Centro de treinamento dos Agricultores e contou com a organização e participação da Secretaria Municipal da Agricultura, da Prefeita Telma Fenker, do
CEDEJOR, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e da ASSINTRAF – Prudentópolis.
O programa de ATER É financiado pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural/Secretaria da Agricultura Familiar/Ministério do Desenvolvimento Agrário, que vem disponibilizar as famílias agricultoras produtoras de tabaco profissionais capacitados para contribuir no fortalecimento da família e de sua propriedade, de forma totalmente gratuita, promovendo assim a diversificação de produção e renda.
O projeto conta com uma equipe de profissionais de nível técnico e superior das áreas Agrárias, Humanas, Biológicas e da Saúde, são 15 técnicos para atender 1200 famílias em 14 municípios. As famílias receberão atendimento por 3 anos seguidos, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos. Em Prudentópolis a Engenheira Agrônoma Edna Techi Loche pretende atender 80 famílias.
Podem participar agricultores(as) familiares produtores de fumo, ou quem tenha cultivado até 2009 e também famílias de jovens agricultores de até 35 anos que nunca tenham cultivado o tabaco e que tenham a propriedade não vinculada a dos pais, que querem diversificar suas propriedades. Todos precisam ter DAP ativa e não estar vinculados a outros programas promovidos pelo MDA/SAF/DATER.
Para participar basta realizar um cadastro de adesão em uma das reuniões de apresentação do projeto para as famílias, ou nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, sócios da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF) de Palmeira, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Rio Azul, Mallet, Rebouças e Teixeira Soares.
Em Guamiranga, na sede do CEDEJOR. Em Ivaí e Prudentópolis, na sede da ASSINTRAF e em Ipiranga e Irati nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e em Imbituva, na Secretaria da Agricultura do Município.
“As reuniões de articulação com os parceiros já ocorreram em todos os municípios.
Em Prudentópolis já estamos fazendo Mobilização e Seleção de famílias. Estivemos na Comunidade de Papanduva de Cima, e as próximas reuniões programadas serão em Papanduva de Baixo e Barra Bonita” (Engª Agrª Edna).

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.