domingo, 21 de setembro de 2014

Prefeitos discutem Patrulha do Campo em um Dia de Campo em Guamiranga



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Thaís Siqueira (Hoje Centro Sul) Imagem: Ciro Ivatiuk (Hoje Centro Sul)

Nesta última terça-feira (16) aconteceu em Guamiranga o Dia de Campo da Patrulha do Campo. O evento teve  palestras técnicas e apresentação de projetos elaborados pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (CONDER) e  outras entidades, além de  visita técnica a estradas rurais de Guamiranga e Prudentópolis.
Conforme o secretário de estado da Agricultura, Norberto Ortigara, o encontro serviu para unir profissionais, agricultores, lideranças e prefeitos para despertar a necessidade dos agricultores de fazer uma boa conservação do solo, evitar erosão e que a água carregue a fertilidade. “A ideia do encontro foi para a gente reafirmar os nossos compromissos de ampliar esses esforços de manutenção de estradas rurais. Também queremos despertar no secretário municipal de Obras e de Agricultura, lideranças de distritos e vilas, para que disseminem essa ideia de fazer bem feito as coisas, de boas práticas na lavoura, na roça e nas estradas rurais. Nós temos um projeto importante de compartilhar com os municípios essa difícil tarefa que é manter estradas rurais em boas condições de trafegabilidade. Sabemos que a nossa área rural é enorme, acima de 200 mil km de estradas principais, e é uma tarefa difícil para os municípios manterem sozinhos, para a agricultura é uma condição importante de competitividade e todo mundo sabe como a estrada rural mal conservada afeta o frete. Manter as estradas rurais é importante para baratear, ou seja, reduzir a subtração que se faz dos preços dos agricultores, seja um frango que sai todo dia ou um litro de leite, feijão, soja, madeira, enfim, que sai da propriedade rural”, comenta.
O engenheiro agrônomo e gerente de planejamento da Codapar, Jair Pedro Vendruscolo comenta o Programa da Patrulha do Campo. “O importante no processo do Programa da Patrulha do Campo, que além da estrada, nós fazemos um processo de conscientização, desde o prefeito municipal, secretário da Agricultura, os técnicos e treinamento dos operadores, isso cria a possibilidade de que cada prefeitura comece a trabalhar na estrada e de como ela deve ser trabalhada. Até então era cascalhamento de estrada, hoje é mais do que isso e o trabalho é bem planejado e executado”, diz.
Para Jair, o encontro é o resultado de um consórcio que está dando certo. "Nós já trabalhamos em mais de 150 municípios do Estado do Paraná e vamos chegar a 3.000 km de estradas rurais, 1.250 técnicos e operadores capacitados em mais de 200 municípios no Paraná. E, esse programa não para por aqui, pois estamos entrando em uma segunda etapa do programa onde os demais municípios também iram receber esse projeto da Patrulha do Campo”, completa.
Para o presidente da Amcespar, Claudemir dos Santos Herthel, a importância do evento é trazer várias autoridades e pessoas envolvidas em torno do programa “para mostrar aos produtores e formadores de opiniões da importância do desenvolvimento deste programa". Segundo ele, já está sendo finalizada a primeira etapa do programa. "Faltam apenas quatro municípios para receberem a visita da patrulha e a próxima etapa agora é nós retomarmos aos municípios que já foram visitados para realizar a segunda visita”, finaliza.
Programa
O Programa Patrulha do Campo do Governo Estadual visa, entre outros objetivos, oferecer suporte ao setor agropecuário, valorizando o setor produtivo do município com a readequação de estradas rurais para o escoamento da produção, além de oferecer melhores condições de acesso às propriedades rurais.
O programa tem participação efetiva das prefeituras, que fazem convênios com o Estado por meio de consórcios para receber máquinas e equipamentos que serão usados nas obras de melhorias. Da parte do governo, o Patrulha do Campo é coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). A patrulha é composta por 13 equipamentos, entre eles, escavadeira hidráulica, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para transporte de máquinas, pick up, e cinco caminhões basculantes.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.