sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Confira os tipos diferentes de cerveja



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Patrícia Lima (Revista Donna) Imagem: Divulgação


Não, você não leu errado. É formiga mesmo. Cervejas artesanais com ingredientes inusitados são cada vez mais comuns entre os apreciadores da bebida. Tem de mel, mandioca, aveia, milho, até frutas como framboesa e cereja. Formiga, no entanto, ainda não tinha aparecido.
A experiência foi feita pelo pelos proprietários da loja de insumos para fabricação de cerveja caseira Lamas Bier, localizada em São Paulo, em conjunto com o proprietário do bar Empório Sagarana, Paulo Leite, e o médico e colunista da revista Playboy, Marcelo Cury. A receita que eles criaram leva figos, tucupi negro e, acredite, formigas saúvas. O tucupi negro é um caldo espesso estraído da mandioca brava, muito comum na culinária do Norte do país.
 As saúvas também estão presentes em pratos amazônicos, como ensopados.
Essa é a experiência com os insetos
O resultado dessa invencionice foi chamado de Saison Saúva, uma cerveja de estilo belga tradicional. Quem provou disse que a bebida ficou extremamente encorpada, muito cítrica, aromática e com graduação alcoólica alta. A inusitada ideia de usar as saúvas na composição da bebida veio de Paulo Leite, que, ao provar os insetos, percebeu seu gosto cítrico e viu a oportunidade de inovar.
Ficou com vontade de provar? Então faça em casa a sua própria cerveja de formigas, por que esta criação não chegará ao mercado, pelo menos por enquanto. Mas o pessoal da Lamas Bier tem o kit completo para a fabricação da bebida em casa – inclusive as formigas. Mais informações aqui. 
Colorado Ithaca – Brasil
Contém rapadura queimada em sua composição e é envelhecida em barril de carvalho por um ano. É encorpada e amarga, com um adocicado no final, e tem teor alcólico de 10,5%. 
Tripel Karmeliet – Bélgica
Feita com aveia, cevada e trigo, esta bebida fermenta na própria garrafa, como os espumantes. É adocicada e muito perfumada e tem teor alcoólico de 8,4%. 
Colorado Cauim – Brasil
Feita com mandioca em sua fórmula, esta pilsen clara é leve e tem um suave amargor. Seu teor de álcool é de 4,5%. 
Coruja Labareda – Brasil
Esta lager elaborada com malte Vienna leva um toque de pimenta em sua composição, o que a deixa encorpada. Tem 6,7% de álcool. 
DaDo Bier Ilex – Brasil
Elaborada com Ilex paraguariensis, a nossa erva mate, tem coloração levemente esverdeada, baixa fermentação e alto teor alcoólico (7%). 
Mac Queen’s Nessie – Áustria
Feita com malte de uísque, é levemente amarga, escura e tem sabor forte. Seu teor alcoólico é de 5%. 
Amazon Beer Stout Açaí – Brasil
Com teor alcoólico de 7,2%, é escura e fiel ao estilo Dry Stout. É feita com malte torrado e extrato de açaí. 
Mongozo Coconut – Bélgica
Com coco em sua formulação, essa cerveja exótica tem coloração clara e sabor levemente amargo. Seu teor alcoólico é baixo, 3,5%. 
3 Lobos Exterminador Trigo e Capim Limão – Brasil
Essa cerveja de trigo em estilo wheat tem um toque de capim limão na fórmula, o que a deixa refrescante e bastante cítrica. Tem 4,8% de álcool. 
Rogue Voodoo Bacon – Estados Unidos
Cerveja do tipo Ale, além de bacon (isso mesmo, bacon), contém xarope maple, usado naquelas rosquinhas americanas. Essa esquisitice tem graduação alcoólica de 6,5%.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.