quarta-feira, 23 de julho de 2014

Você pode estar sendo vigiado pela internet



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Kate Knibbs (Gizmodo) Imagem: Divulgação


O que a Casa Branca e o YouPorn têm em comum? Os sites dos dois usam o canvas fingerprinting, um novo formato de monitoramento online criado para dificultar a vida de quem quer manter a privacidade. A ProPublica investigou o novo método, desenvolvido como uma alternativa insidiosa aos cookies para que os sites possam manter o controle sobre quem os visita.
Pesquisadores de Princeton e da Universidade KU Leuven foram os primeiros a descobrir o canvas fingerprinting e escreveram um estudo cujo nome é The Web Never Forgets (A internet nunca esquece). Segundo a estimativa dos estudiosos, 5% de 100.000 sites muito acessados usam esse método para traçar as movimentações online, incluindo o site da Casa Branca, o Perez Hilton, o PlentyOfFish, o Rap Genius, a CBS e, sim, o YouPorn.
Então, como isso funciona? O canvas fingerprinting tem esse nome porque ele instrui os navegadores a desenhar uma imagem secreta e cada computador é capaz de produzir uma imagem diferente, única, como uma impressão digital. Uma impressão digital que irá te seguir enquanto você estiver online.
Uma vez que seu navegador cria essa imagem, a informação é retransmitida para o site. E ele vai usar a sua imagem única para atribuir um número ao seu computador e desenvolver um perfil do usuário para — sempre isso — segmentar melhor os anúncios que serão mostrados para você. O canvas fingerprinting foi inventando em 2012 e uma empresa chamada AddThis foi quem desenvolveu o código usado em 95% das vezes.
Não quer mostrar a sua “impressão digital”? O canvas fingerprinting é uma forma de rastreamento online especialmente sinistra porque você não pode usar o AdBlock Plus ou as configurações de privacidade padrão o seu navegador para contornar o sistema. O modo incógnito dos navegadores também não funciona com o canvas, o que é uma má notícia para quem está tentando manter em segredo suas escolhas de entretenimento adulto. Eles sabem o que você está vendo.
Se você quer evitar canvas fingerprinting, a ProPublica apontou alguns métodos. Você pode usar o Tor para usar a internet de forma anônima e evitar qualquer tipo de rastreamento. Você também pode usar o NoScript, uma extensão para o Firefox que acaba com o rastreamento, só que você vai precisar ficar ativando e desativando o Java ou outro script que os sites rodem.
Aqui você pode ver uma lista de todos os grandes sites que usam canvas fingerprinting, mas ele não é atualizado com frequência.
Você também pode baixar o Chameleon, um navegador criado para evitar esse tipo de rastreamento, mas ele ainda está em fase beta e não é muito amigável para o usuário a não ser que você esteja acostumado com as coisas do GitHub. Outra opção: bloquear por completo o JavaScript do seu computador; só que isso vai te atrapalhar a navegar em vários sites, então eu não recomendo.
É perturbador perceber que todas as soluções disponíveis são inconvenientes ou incompletas. Mas enquanto alguém não encontrar um jeito de travar o rastreamento, você ao menos poderá saber que sites estão violando a já pouca privacidade que temos online.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.