terça-feira, 1 de julho de 2014

Paraná terá oito candidatos ao governo estadual na próxima eleição



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá Imagem: Divulgação

O Paraná deve ter, pelo menos, oito candidatos ao governo do estado nas eleições de outubro de 2014. Os partidos que vão lançar candidaturas próprias serão o PMDB, PT, PSDB, PSOL, PSTU, PRP, PRTB e PTC. As candidaturas foram confirmadas pelos próprios partidos.
As convenções já confirmaram os nomes de Bernardo Pilotto (PSOL), Beto Richa (PSDB), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP), Roberto Requião (PMDB), Rodrigo Tomazini (PSTU), Gleisi Hoffmann (PT) e Túlio Bandeira (PTC).
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) tinha uma convenção marcada para sábado (28), em que era esperado o lançamento de uma candidatura própria. Porém, desde então, nenhum membro da legenda foi encontrado para confirmar o posicionamento do partido nas eleições.
Apoio a Richa
No último dia para convenções partidárias, conforme a legislação eleitoral determina, várias legendas se reuniram para definir os posicionamentos nesta segunda-feira (30), no Paraná. Elas determinaram, na maioria, apoios ao atual governador do Paraná, Beto Richa.
Um desses casos é o do Solidariedade (SDD), partido do deputado federal Fernando Francischini. A legenda optou por apoiar a candidatura do governador Beto Richa (PSDB) à reeleição e deve lançar candidatos apenas a deputados estaduais e federais, integrando a chapa que tentará se manter no Palácio Iguaçu. “Uma ala pretendia o lançamento de uma candidatura própria ao Senado. Como é um partido novo, serviria para lançar o ideário. Mas a Executiva vai atender ao chamado do PSDB”, explicou o secretário-geral do partido, Carlos de Carvalho.
O Democratas (DEM) também definiu apoiar a candidatura do governador Beto Richa (PSDB) para o governo do estado. A legenda também apoiará o tucano Álvaro Dias na disputa pela cadeira no Senado. A convenção ocorreu no diretório regional do partido, em Curitiba.
O Partido Social Democrata (PSD) também resolveu apoiar Richa. A legenda chegou a ser cotada para sugerir um candidato a vice na chapa de Richa, o que não ocorreu. O Partido Social Liberal (PSL) também apoiará a candidatura do atual governador.
O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e o Partido Ecológico Nacional (PEN) também decidiram apoiar a candidatura de Richa. PSDC e PEN se coligaram também para fechar chapa de candidatos a deputado estadual. Na chapa de
candidatos a deputado federal o PTB e o PMN se juntaram aos dois partidos.
Outra sigla que decidiu o apoio ao governador foi o Partido Popular Socialista (PPS). Após intensa discussão sobre a possibilidade de uma candidatura própria, a convenção realizada na noite desta segunda terminou com o apoio à tentativa de reeleição de Richa.
Apoio a Gleisi
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) decidiu nesta segunda que vai apoiar a candidatura de Gleisi Hoffmann (PT) ao governo do estado. A convenção ocorreu no sábado, mas a Executiva confirmou o apoio apenas nesta segunda-feira.
Na noite desta segunda-feira, o PT ainda estava reunido com os demais partidos da coligação, PC do B e PDT, para definir o nome do candidato a vice-governador. Até a publicação da reportagem, nenhum nome havia sido confirmado pelo Diretório Estadual do PT.
Sem apoio
O ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros (PHS), que chegou a anunciar a candidatura para o governo do estado, acabou desistindo do pleito. O motivo foi a saída da candidata a vice na chapa dele, a deputada federal Cida Borghetti (PROS), que será candidata a vice na chapa de Richa.
Em entrevista ao G1, Barros explicou os motivos para a desistência da candidatura. "Não conseguimos a legenda para fechar uma chapa proporcional", disse Barros, que não será mais candidato a qualquer mandato. Segundo ele, o PHS deverá ter apenas candidatos a deputado estadual e federal.
Situação semelhante aconteceu no Partido Verde (PV), que havia lançado o nome da deputada federal Rosane Ferreira para concorrer ao governo estadual. Após discussões internas, o PV acabou decidindo apoiar a candidatura do senador Roberto Requião, sendo que Rosane será a candidata a vice na chapa.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.