quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ministério Público investigará presença de metais pesados na erva-mate



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Jornal NH Imagem: Divulgação

O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul irá investigar a presença de metais pesados, como chumbo e cádmio, na erva-mate. As investigações foram levantadas após denúncia por parte do Ministério da Saúde Pública do Uruguai, que detectou as substâncias em dose acima do padrão permitido pelo país em lote do produto importado do Estado. A determinação surgiu a partir de uma reunião ocorrida na sexta-feira, dia 18, no Ministério Público da Comarca de Arvorezinha com representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Em junho, o Promotor de Justiça Paulo Estevam Araujo instaurou um inquérito civil para averiguar a situação. Foi instalado um grupo de trabalho, do qual serão convidados a participar o Laboratório Central do Estado (Lacen) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A intenção é investigar, além da presença dos metais pesados, a adição de açúcar não identificada na embalagem dos produtos que chegam diretamente ao consumidor.
O MP não divulgou as marcas que foram alvo da denúncia.O presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate - Ibramate, entidade que representa indústrias e produtores, Alfeu Strapasson, comentou o fato e tranquiliza os consumidores gaúchos. "Participamos do 6º Congresso Sul-americano de Erva-Mate, em maio deste ano, no Uruguai, e foi unânime a discussão sobre os benefícios da erva. Ainda neste evento, conversamos com representantes do Ministério da Saúde que afirmaram que iriam rever o decreto que classifica a análise das amostras: a erva em si pode conter metais pesados, que ainda não sabemos se vem do solo ou mesmo da chuva, mas já foi provada que, na infusão, este índice de metais é praticamente zero ou quase zero."

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.