sexta-feira, 11 de julho de 2014

Câmara Mirim: inscrições estão abertas; alunos precisam elaborar projeto



By: INTERVALO DA NOTICIAS


Crianças e pré-adolescentes podem conhecer o que faz um parlamentar com o projeto Câmara Mirim. Eles vão ser deputados ou deputadas por um dia para defender um projeto de lei criado por eles mesmos. As inscrições individuais ainda estão abertas. Basta elaborar um projeto de lei e enviar pelo Correio até o dia 29 de agosto ou pelo portal da Câmara, até o dia 5 de setembro. O modelo do projeto está disponível na página.
Serão selecionados 400 alunos de todo país, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para debater em Plenário as três melhores propostas, escolhidas por uma comissão de servidores. As despesas com transporte e hospedagem serão custeadas pela Câmara.
A iniciativa é parte do Plenarinho - portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados - e já está em sua nona edição  A coordenadora do portal, Ana Cláudia Lustosa, diz que a atividade fortalece a participação dos jovens no  Parlamento brasileiro.
"A gente percebe que esse distanciamento e essa falta de compreensão de qual é o papel do parlamentar no Brasil dificulta a compreensão das pessoas da importância do Parlamento.”
No final da sessão, os projetos aprovados são enviados para as comissões adequadas ao tema da Câmara e um deputado pode apadrinhar o projeto para que ele tramite de verdade. A coordenadora Ana Cláudia Lustosa comenta que alguns dos projetos estão em consonância com os debates feitos pelos parlamentares.
"Teve um projeto de lei que foi apadrinhado - que tramitou e que, inclusive, estava esperando só ir para Plenário para ser aprovado - que tinha a ver com a proibição do transporte público de crianças em pau-de-arara. Foi uma criança do Ceará que, na época - acho que é de 2007 o projeto dela -, fez essa proposta e que, inclusive, de uma passagem de uma legislatura para outra, ela continuou a existir."
Vale lembrar que alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental podem se inscrever no Câmara Mirim até 29 de agosto pelo Correio. Pela internet, o prazo é 5 de setembro, no site.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.