quinta-feira, 17 de julho de 2014

Avião da Malaysia Airlines cai próximo à fronteira entre Ucrânia e Rússia



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Yahoo Imagem: Divulgação

Um avião da Malásia com 295 pessoas a bordo (280 passageiros e 15 da tripulação) caiu próximo ao leste da Ucrânia, na região da fronteira com a Rússia. As causas do acidente estão sendo investigadas e a hipótese de um míssil ter atingido a aeronave não estão descartadas. O avião comercial era da Malaysia Airlines, mesma companhia da aeronave que desapareceu em março deste ano.
O avião voava de Amsterdã para Kuala Lumpur e estava 10 quilômetros acima do solo no momento em que teria sido atingido. A base de dados do Flightradar 24, site especializado em cobertura em tempo real de voos, informa que o avião teria desaparecido após ultrapassar a cidade de Kremenchuk.
O presidente ucraniano Petro Poroshenko declarou "que não exclui" a possibilidade de o avião malaio ter "sido abatido". "Este é o terceiro caso trágico nos últimos dias, após os aviões An-26 e Su-25 das forças armadas ucranianas serem derrubados a partir do território da Rússia", declarou Poroshenko em comunicado.
"Não excluímos a possibilidade de que este avião (malaio) possa ter sido abatido e ressaltamos que as forças armadas ucranianas não efetuaram disparos que possam ter atingido alvos no ar", acrescentou, antes de apresentar suas condolências às famílias das vítimas.
O primeiro ministro da Malásia, Mohd Najub Tub Razak, afirmou estar chocado com os acontecimentos e abriu investigação imediata sobre o incidente. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, presidente da Rússia, falaram por telefone sobre o acidente. O americano gostaria de saber sobre uma suposta participação dos russos. O avião saiu de Amsterdã, na Holanda, por volta das 12h15, horário local. A área onde o avião caiu é de instabilidade pelas tensões entre Ucrânia e Rússia que se arrastam desde o começo do ano. Um grupo separatista afirma ter encontrado a caixa-preta do avião, segundo agência russa.
Logo após a queda do avião, diversas imagens que supostamente mostram o local próximo ao acidente surgiram na internet, mas não é possível confirmar, no momento, a veracidade de nenhum deles. No vídeo abaixo é possível ver o suposto local próximo da queda do avião, que está totalmente tomado por fumaça:
Um avião da Malaysia Airlines que ia de Amsterdã para Kuala Lumpur caiu no Leste da Ucrânia perto da fronteira russa nesta quinta-feira. O Ministério do Interior ucraniano afirmou que o voo MH17 foi, provavelmente, abatido por um míssil Buk terra-ar e declarou que não há sobreviventes. O Boeing 777 saiu de Amsterdã às 12h14 (horário local) com 295 pessoas a bordo, 280 passageiros e 15 tripulantes. Pelo menos cem corpos foram vistos num raio de cerca de 15 quilômetros do local do acidente, segundo o governo ucraniano. O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, determinou a criação de uma comissão para investigar o acidente e disse que a derrubada foi um "ato terrorista", de acordo com a agência russa Interfax.
Este é o terceiro incidente trágico nos últimos dias depois de aeronaves militares ucranianas An-26 e SU-25 terem sido derrubadas a partir do território russo. Nós não descartamos que este avião também tenha sido abatido e ressaltamos que o Exército não tomou nenhuma ação para destruiralvos no ar — afirmou Poroshenko.
Tanto o governo russo quanto os separatistas ucranianos negaram envolvimento na queda do avião. A Rússia e a Ucrânia possuem mísseis Buk, e funcionários do Ministério da Defesa e da Segurança Nacional ucraniano informaram que os rebeldes também têm tal armamento.
Segundo o militar Dmitry Tymchuk, o avião da Malaysia Airlines caiu perto da cidade Shajtarsk, na região de Donetsk, a 60 quilômetros da fronteira russa. A área é controlada por separatistas pró-Rússia, que estão lutando contra o exército ucraniano.
Testemunhas da cidade de Torez, na região de Donetsk, contaram à agência RIA Novosti que os destroços de avião e os corpos foram localizados nas proximidades. Um repórter da Reuters que está no local do acidente relatou que dezenas de corpos estavam espalhados em torno dos restos da aeronave, e um socorrista afirmou ter visto pelo menos cem corpos. Um vídeo publicado na internet nesta quinta-feira mostra fumaças que seriam da aeronave após a queda.
Mais cedo, Kiev acusou um jato russo de derrubar um caça ucraniano SU-25 sobre o Leste do país, no terceiro caso relatado esta semana de avião abatido por um míssil. O governo ucraniano havia dito anteriormente que um cargueiro militar An-16 foi derrubado na segunda-feira provavelmente por um míssil disparado do território russo. Duas das oito pessoas a bordo da aeronave morreram.
Na quarta-feira, um outro SU-25 foi atingido por disparos de rebeldes, mas o piloto conseguiu fazer o avião aterrissar, com poucos danos. Nesse caso o governo ucraniano não acusou a Rússia de envolvimento direto.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.