quarta-feira, 16 de julho de 2014

Agora Prudentópolis é uma eparquia ucraniana



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

A paróquia ucraniana de Prudentópolis se tornou, oficialmente, uma eparquia neste domingo (13), quando ocorreu a missa de posse do eparca Dom Merom Mazur, nomeado pelo Papa Francisco, em maio, para assumir o cargo.
A eparquia é uma denominação inserida no contexto das Igrejas Católicas de rito oriental, como é o caso da Igreja Greco-Católica de rito bizantino, que corresponde a uma diocese. É uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica para os fiéis de rito ucraniano que vivem no Brasil.
Ao contrário da igreja ortodoxa, a Igreja Greco-Católica de rito bizantino está em total comunhão com o Papa. Possui cerca de 10 milhões de fiéis, de modo que metade ainda vive na Ucrânia e tem como líder máximo o arcebispo-mor Dom Sviatoslav Shevchuk, que veio da Ucrânia para a celebração.
A reportagem da Najuá conversou com o arcebispo da arquieparquia metropolitana de São João Batista, de Curitiba, Dom Volodomer Koubetch, sobre a elevação da paróquia prudentopolitana à condição de eparquia. Dom Volodomer explica que ela era necessária para que a eparquia curitibana, até então a única do Brasil, fosse elevada à condição de arquieparquia. “Tudo isso é feito pelo sínodo dos bispos e aprovado pelo Papa. A última palavra é do Papa, que aprovou e elevou a Eparquia São João Batista a um nível de arcebispado maior, me nomeando como primeiro arquieparca (ou arcebispo metropolitano) e criou a nova Eparquia Imaculada Conceição, tendo o seu primeiro bispo eparca o Dom Merom”, explica.
Conforme o arcebispo, a arquieparquia depositará sobre a comunidade de Prudentópolis “um olhar carinhoso, como uma mãe olha e ajuda seu filho. E é assim que nossa igreja ucraniana no Brasil vai caminhar de agora em diante, com essa nova estrutura e configuração”, comenta. De acordo com ele, facilita a administração da igreja ucraniana no Paraná, pois as paróquias serão agora distribuídas em dois territórios, um sob responsabilidade da Arquieparquia São João Batista e outro sob a da Eparquia Imaculada Conceição.
Divisão
A Eparquia Imaculada Conceição será responsável pelas paróquias de Irati, Campo Mourão, Cantagalo, Cascavel, Apucarana, Guarapuava e Pitanga. A Arquieparquia cuidará das comunidades de Antonio Olinto, Canoinhas, Cruz Machado, Curitiba (Catedral, Martim Afonso e Pinheirinho), Dorizon, Iracema, Ivaí, Mallet, Mafra, Pato Branco, Paulo Frontin, Ponta Grossa, Reserva, Roncador, São Paulo (SP) e União da Vitória.
“Como arcebispo metropolitano, vou fazer a supervisão, e o importante é que, com tudo isso, o povo de Deus, o povo ucraniano católico também se eleva, se engrandece com essa graça de Deus, podendo ser mais autênticos, ucranianos católicos com maior visibilidade e maior reconhecimento, diante do Brasil e da Igreja Católica Latina”, conta. De acordo com Dom Volodomer, em teoria, a arquieparquia abrange todas essas comunidades, mas em termos de trabalho pastoral, se faz essa divisão, “para que aconteça aquilo que a Igreja quer: que o pastor se aproxime mais de suas ovelhas, facilitando o contato, o trabalho e a organização”, ressalta.
“O Santo Padre premiou o povo ucraniano com mais uma eparquia, a Eparquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Prudentópolis, que vai abranger toda a parte norte do Paraná. Estamos com muita alegria, porque tomamos posse com a presença do nosso arcebispo maior, dom Sviatoslav Schevtchuk, que veio especialmente da Ucrânia para oficializar esta cerimônia, como também participaram mais de dez bispos e arcebispos do rito latino”, comentou o bispo Dom Merom Mazur, que assumiu posse da Eparquia Imaculada Conceição.
Segundo ele, a presença dos demais bispos reforça os laços de fraternidade da regional sul II da CNBB no Paraná. “Quando somos escolhidos bispos, somos chamados para trabalhar na messe do Senhor. Eu aceito como um servo, estou a serviço e devo ser um pastor, devo estar no meio do povo, caminhar com o povo e acolhê-lo. É um trabalho, um mérito, uma missão que Cristo está me confiando”, considerou Dom Merom.
Eparquia terá prazo de um ano para se organizar
Ainda de acordo com ele, canonicamente, a eparquia foi constituída neste domingo (13), mas há ainda o prazo de um ano para organizar a eparquia, ter o conselho dos presbíteros, o conselho eparquial, o icônomo e secretaria. “Vamos aos poucos. Por ora, assumimos a catedral e canonicamente constituímos a eparquia. Mas a residência e toda a infraestrutura, nós vamos organizando passo a passo”, explicou. O eparca também diz que as atividades pastorais continuam sendo organizadas individualmente pelos párocos, que auxiliam ao bispo. Cumpre a ele prestar atenção e ter um olhar de pastor sobre todas as paróquias, mas cada uma delas tem seus padres, vigários e, portanto, caminham em comunhão com o bispo.
Dia histórico
O presidente da comunidade Imaculada Conceição, Darci Gilouski, falou a respeito desse dia histórico para os ucranianos católicos e sobre a recepção a todas as autoridades eclesiásticas presentes à solenidade. “Para mim, foi uma honra, sendo o primeiro presidente e como presidente da mais nova catedral do Brasil e primeira de Prudentópolis”, comentou.
Gilouski está à frente da presidência da comunidade há um ano e cumpre um mandato de três anos, ao todo, podendo se reeleger. Sobre a organização da nova eparquia, o presidente da comunidade falou que ainda deve haver uma reunião com Dom Merom para fazer decisões importantes.
Sobre a escolha da paróquia Imaculada Conceição para se tornar eparquia, Gilouski explica que foi a partir de um estudo realizado por bispos e arcebispos e, posteriormente, com a escolha do Papa Francisco, baseado na quantidade de fiéis que a comunidade reúne.
“Foi uma surpresa muito grande para nós, porque nossa igreja é nova e nossa comunidade começou há pouco tempo”, disse ele, que agradeceu ao povo da comunidade que o antecedeu e tomou a iniciativa de construir a igreja, agora emancipada como nova catedral.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.