quarta-feira, 28 de maio de 2014

Programa Irati Livre do Tabaco lança campanha de prevenção



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá Imagem: Divulgação

O Programa Irati Livre do Tabaco, com apoio da Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, está lançando campanha de prevenção e combate a iniciação no tabagismo. Além do cigarro tradicional, serão abordados como risco à saúde dos jovens o narguilé, o cigarro eletrônico, o cigarro de Bali e outros cigarros com sabores. A campanha tem início no dia 31, Dia Mundial Sem Tabaco, e vai até 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.  Serão utilizados materiais que pretendem provocar a reflexão dos fumantes e mobilizar também os jovens em prol da causa.
Serão utilizados na campanha materiais publicitários para mídias sociais, rádio e uma série de vídeos virais. "Nosso foco de trabalho com a campanha será o jovem, por isso, escolhemos as redes sociais como estratégia", afirma o secretário de Comunicação Social, Edson Golinski.
Para o prefeito de Irati, Odilon Burgath, a campanha é uma causa de saúde pública. “Assim, como também de educação de nossas crianças, especialmente das meninas, que tem nos preocupado mais por conta dos números. Eu acredito no jovem de Irati e sei que eles comprarão a ideia, combatendo o tabagismo nas escolas e também conscientizando seus amigos", ressalta.
Nessa semana o Programa Irati Livre do Tabaco, em funcionamento desde 2007, recebeu novamente a visita da PhD, Dra. professora Isabel C. Scarinci, do Departamento de Medicina, Divisão de Medicina Preventiva, da UAB- University of Alabana at Birmingham (EUA) e também da Dra. Alissana E.I. Camargo, da Universidade Estadual de Londrina. Na ocasião, as pesquisadoras agradeceram o trabalho que vem sendo efetuado pelos membros do programa em Irati: Maria Aparecida H. Rutyna (coordenadora); Leandro Ditzel (enfermeiro); Armando Jose Rutyna (farmacêutico); José Siqueira Neto (médico); Swami Ferreira Nascimento (acupunturista voluntário), e Jessica Mattos e Luciane Correia (enfermeiras).
Segundo Isabel, o Programa Irati Livre do Tabaco desenvolve um trabalho contínuo desde 2007, que foi enquadrado pela segunda vez como destaque em uma pesquisa realizada pela University of Alabama, em parceria com a PUC/PR.
Somente em 2013, o programa atendeu mais de 188 pessoas, com índice de cessação que girou em torno de 70% a 80% dos participantes.  Para a coordenadora do programa em Irati, Maria Aparecida, é orgulho receber este reconhecimento. “Acima de tudo, devemos continuar os trabalhos que já vêm sendo realizados e atrair também mais pessoas que tenham interesse em parar de fumar”, destaca.
O Paraná tem um dos índices mais altos de consumo de tabaco, e a cidade de Irati um dos maiores indicadores entre as mulheres no Brasil, cerca de 20%, também é destaque em índices de iniciação no vício por meninas, estando entre os primeiros municípios do sul do país. Estes números preocuparam pesquisadores da Rede Paranaense para o Controle do Tabaco em Mulheres, o Progama em Irati e a universidade do Alabama que buscam as melhores alternativas no tratamento para se livrar do vício, e que acima de tudo, querem combater a iniciação tabagismo.
Conheça os derivados do tabaco que estão matando nossos jovens:
Narguilé e seus efeitos

O narguilé, também é conhecido como cachimbo d' água ou shisha ou Hookah - é um dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira. Seu uso é mais prejudicial do que o de cigarros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (2005), uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros, além de ser um meio de transmissão de doenças como herpes, hepatite C e tuberculose.
Cigarros de Bali e com sabor
O Gudang Garan é a maior fabricante desses cigarros no mundo que utilizam uma mistura de diferentes tipos de tabaco, folhas e ervas/substâncias aromáticas. A média de nicotina, monóxido de carbono e alcatrão contida nesses cigarros é maior que a dos cigarros convencionais. Também conhecidos como Kreteks, os cigarros e Bali são mais prejudiciais à saúde que os cigarros comuns, pois fumar kreteks aumenta o risco de ferimento agudo no pulmão, especialmente entre indivíduos suscetíveis, seja com asma, seja com infecções respiratórias.
Cigarro Eletrônico
É um dispositivo eletrônico que tenta imitar, em forma e função, um cigarro comum. Para isso, o aparelho é dividido em três partes principais: cartucho (filtro), parte eletrônica e bateria. Além disso, muitos modelos ainda oferecem uma luz na ponta, simulando a brasa.
Segundo Roseni Teresinha Florencio (pneumologista com consultório em Curitiba), o cigarro eletrônico é um dispositivo que permite ao seu usuário inalar vapor de substâncias que, a princípio, podem ou não conter nicotina. “Eles podem causar dependência da mesma forma que o cigarro comum o faz”, complementa.
Em agosto de 2009, a Anvisa proibiu a comercialização de cigarros eletrônicos em todo o território nacional.  A Agência afirma que, além das substâncias cancerígenas dos cigarros, os e-cigarettes ainda possuem outros elementos ainda mais nocivos à saúde (nitrosamina e dietilenoglicol).




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.