quinta-feira, 29 de maio de 2014

Governo aumenta para 6% percentual de mistura de biodiesel ao diesel



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Agência CNT Imagem: Divulgação

O governo anunciou, nesta quarta-feira (28), que a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel vendido ao consumidor final será elevada de 5% para 6% a partir de julho. Em novembro, o percentual aumentará para 7%. A alteração será feita por meio de medida provisória a ser encaminhada ao Congresso Nacional. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a medida vai permitir o pleno uso da capacidade de produção de biodiesel no país e beneficiar agricultores familiares com geração de renda, além de trazer benefícios ambientais.
“A elevação desse percentual está perfeitamente aliada à política brasileira de diversificação energética, com ênfase em energia renovável e limpa. Essa ampliação possibilitará redução da emissão de 23 milhões de toneladas de gás carbônico até 2020, posicionando melhor o Brasil nas metas com as quais se comprometeu diante da ONU [Organização das Nações Unidas],” disse o ministro. Lobão acrescentou que, com a mudança, o país deixará de importar 1,2 bilhão de litros de diesel por ano.
O presidente da Câmara Setorial de Biodiesel, Odacir Klein, disse que a decisão beneficia o setor. “O reflexo se dará em todas as áreas, como saúde, geração de emprego, no PIB [Produto Interno Bruto] e praticamente sem reflexos na inflação. Estávamos ansiosos”, disse.
O Programa Nacional de Biodiesel instituiu o percentual de 2% da mistura em 2008, e, em 2010, subiu para 5%. Depois disso, não houve mais mudanças.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.