terça-feira, 15 de abril de 2014

SAÚDE - Pesquisa diz que comer pouco na gravidez aumenta risco de ter filhos obesos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Correio do Estado Imagem: Divulgação


Um estudo publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology alerta que o peso das mães durante a gestação pode ser determinante para a saúde futura do bebê. Aquelas mulheres que comem demais ou de menos durante a gravidez têm iguais chances de terem filhos obesos, principalmente as futuras mães que têm peso normal quando engravidam. As informações são do site inglês Daily Mail.
Mais de 4 mil mulheres grávidas e seus filhos foram observados. Deste total, 20,4% de meninos e meninas nascidos de mães que engordaram mais do que o aconselhável eram considerados acima do peso para crianças entre 2 e 5 anos, comparado com 19,5% dos bebês de mulheres que ganhavam menos peso e apenas 14,5% dos filhos daquelas que ficavam na média sugerida.
No entanto, os dados mais revelantes são de como as mulheres de peso normal se comportam na gravidez: aquelas que engordam demais têm 80% mais chance de ter um filho obeso do que aquelas que comem o recomendado. Já as futuras mães que comem menos do que deveriam e não ganham peso suficiente aumentam para 63% o risco de seus filhos serem crianças obesas.
Estes resultados mostram que os genes não são totalmente responsáveis pelo histórico de peso, mas que as condições no útero influenciam o metabolismo para os primeiros anos de vida da criança. Entre as consequências que os filhos enfrentam é a de conseguir ou não controlar o apetite, caso das crianças de mães de peso normal que engordam muito pouco, ou nascem com maior propensão de armazenar gordura, situação observada nos filhos de mulheres que descontrolam o peso na gravidez.
"O ganho de peso na gravidez afeta permanentemente os mecanismos que controlam o gasto de energia, o metabolismo, o apetite e o estoque de gordura. Isto tem efeitos potentes de longa duração no crescimento e peso das crianças", explica Dra. Monique Heddrson, especialista do Kaiser Permanante Division of Research in Oakland California.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.