sábado, 26 de abril de 2014

Movimento ‘Pé na Faixa’ vai às ruas para conscientizar população em Guarapuava



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rede Sul de Noticias Imagem: Rede Sul de Noticias

“Pedestre na faixa, motorista que respeita para!”, é assim que motoristas e pedestres são confrontados pela campanha “A Faixa é Nossa”, que tomou a rua Capitão Rocha esquina com XV de novembro na tarde deste sábado (26). A ordem é conscientizar e para isso o Movimento Pé na Faixa contou com a participação em massa do Grupo Escoteiro Guara Puava. Esta é somente a primeira das inúmeras ações programadas pelo Movimento para contribuir com a diminuição de acidentes de trânsio no município.
Para a professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), uma das coordenadoras do Movimento Pé na Faixa, Patrícia Carla Angeloni de Lima, os resultados da organização da sociedade já aparecem com a implantação das lombadas elevadas em diversos pontos da cidade. “Toda e qualquer mobilização neste sentido faz com que melhorias ocorram e estamos vivendo um momento onde não podemos mais nos dar ao luxo de nos omitirmos. O trânsito está caótico e os registros de acidentes são alarmantes. Por isso convidamos a sociedade a se engajar nesta campanha. Cada um fazendo a sua parte, motorista e pedestre, teremos um trânsito mais seguro”, destaca Patrícia.
A campanha visa, principalmente, alertar motoristas que passam pela faixa de pedestres sem parar antes da faixa de contenção, mesmo que pessoas estejam esperando para atravessar a rua. “Muito importante este tipo de campanha. Precisamos de uma conscientização total de nossos motoristas e aí me incluo, afinal, somos pedestres também”, diz o motorista abordado pela equipe de escoteiros, Hélio Machado.

Para conscientização de motoristas e pedestres, foram distribuidos panfletos junto com explicações no momento em que carros estavam prestes a passar pela faixa de pedestres. Para os motoristas que concordaram e toparam aderir a campanha, um adesivo foi fixado na parte traseira dos veículos com a frase “Movimento Pé na Faixa, eu apoio!”
Para a escoteira Odiele Grummt, que faz parte do Grupo Guara Puava há 7 anos, a importância deste tipo de campanha é fundamental, ainda mais nos dias tumultuados que se vive hoje. “Estou aqui para ajudar porque me preocupo com o futuro. Como serão nossos dias se não nos respeitarmos no trânsito? Quantos acidentes ainda teremos que presenciar nos jornais para despertarmos para a responsabilidade de cada um de nós?”, questiona.

Laura Mazzochin, 12 anos, também faz parte do Grupo de Escoteiros e alerta os motoristas que aborda da seguinte forma: “Se não dermos prioridade para o pedestre mais acidentes serão ocasionados, portanto a conscientização precisa ter duas vias em pleno consenso, motorista e pedestre. Topa fazer sua parte?”
A campanha, que existe desde 2013 em Guarapuava, deve passar a acontecer uma vez por mês em diversos pontos da cidade e também focar as ações na conscientização do pedestre, que na maioria das vezes não atravessa na faixa ou para no meio da faixa o que também pode ocasionar acidentes. Para saber mais acesse penafaixa.com ou acompanhe as ações do movimento pelo facebook/penafaixa ou no twitter/penafaixa.





OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.