sábado, 26 de abril de 2014

Jornal Hoje Centro Sul é distribuído nas escolas de Prudentópolis e região para incentivar a leitura



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Hoje Centro Sul Imagem: Hoje Centro Sul

Resultados positivos na formação dos alunos são apontados por professores e diretores de escolas que participam do projeto de incentivo à leitura do jornal Hoje Centro Sul.

O projeto existe desde 2013 e, atualmente, atinge 
20 escolas de toda região. 
São 1.260 jornais entregues semanalmente às escolas que aderiram ao projeto.
O jornal Hoje Centro Sul realiza o projeto de incentivo à leitura em diversas escolas da Região Centro Sul desde junho de 2013.  Atualmente, 20 escolas estaduais e municipais participam do projeto nos municípios de abrangência do jornal. Há colégios envolvidos no desenvolvimento da  proposta em Irati, São Matheus do Sul, Prudentópolis, Rebouças, Inácio Martins, Rio Azul, Teixeira Soares e Fernandes Pinheiros.
“Para auxiliar na formar cidadãos críticos, capazes de usar adequadamente a língua portuguesa em suas modalidades escrita e oral, refletindo sobre o que leem e escrevem o Hoje Centro Sul decidiu propiciar aos alunos momentos que possam despertar o gosto pela leitura, e a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. Por isto, em junho de 2013 foi lançado o projeto de incentivo à leitura”, explica a diretora de Jornalismo do Hoje Centro Sul, Letícia Torres. 

Para sistematizar a ação, há uma coordenadora para acompanhar o andamento das atividades e foi criada uma apostila que serve de apoio às escolas que recebem os jornais. A partir da apostila, são sugeridas formas de trabalhar, em sala de aula, com o material recebido. 
“O material detalha os objetivos do projeto e oferece aos professores exemplos de atividades, além de solicitar a avalição periódica das iniciativas realizadas e seus resultados”, comenta a coordenadora do projeto de incentivo à leitura do Hoje Centro Sul, Silmara Andrade.
Essa avaliação é feita bimestralmente. “A partir dessa avaliação nós podemos realmente sentir como está  sendo realizado o trabalho pelas escolas”, destaca a coordenadora do projeto. Ela completa dizendo que o objetivo é ampliar ainda mais o acompanhamento e, para isto, nos próximos meses há o planejamento de se criar um espaço virtual, no site  do Hoje Centro Sul, para que haja essa interação jornal, escola, alunos.
1.260 jornais para escolas
Ao todo, são entregues semanalmente 1.260 jornais para as escolas. Não há nenhum custo para a escola. O projeto é realizado através de parcerias com a iniciativa privada.
As escolas beneficiadas com o projeto e quantidades de jornais que recebem semanalmente são: 
Fernandes Pinheiro - Colégio E. Getúlio Vargas: 80. 
Inácio Martins - Colégio E. Parigot de Souza: 100. 
Irati - Colégio E. Rio do Couro: 50, Escola M. Ana Amaral Gruber: 30, Colégio E. Duque de Caxias: 80, Escola São Miguel do Itapará: 50,  Escola M. dos Colonizadores:  30, Escola M. Irmã Helena Olek: 90, Colégio E. João de Mattos Pessoa: 70, Escola M. Padre Wenceslau: 50, Colégio E. Pio XXII  90, Colégio E. Xavier: 80. 
Prudentópolis - Colégio E. Alberto de Carvalho: 50, Colégio E. Barão de Capanema: 50.  RebouçasEscola M. Erasmo Pilotto:100, Colégio E. Prof. Júlio Cesar: 60. 
Rio Azul - Colégio E. Afonso Camargo: 50. 
São Mateus do Sul - Colégio E. Duque de Caxias:  50,  Escola M. Pedro Effco:  50, Colégio Estadual São Mateus: 50.
 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.