segunda-feira, 14 de abril de 2014

Hoje é a posse dos Vereadores Mirins de Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Divulgação

Os estudantes de oito colégios da rede estadual de ensino de Prudentópolis foram às urnas e elegeram seus representantes na Câmara Mirim. As eleições confirmaram a força da mulher na política. Dos 13 legisladores, nove serão meninas e quatro meninos.
Os 13 estudantes eleitos para formar a primeira Câmara Mirim da história de Prudentópolis serão empossados na segunda-feira, 14, às 20 h. A cerimônia será realizada durante a sessão do legislativo municipal.
No Colégio Estadual Barão de Capanema foi eleito duas representantes: Dhenyffer Gonçalves da Silva – da 9ª série do Ensino Fundamental – vespertino com 62 votos. A segunda colocada no pleito foi Poliana Alzira Noronha com 27 votos. Suas suplentes são: Graziela Souza e Ludmila Sydorko.
O Colégio Estadual Alberto de Carvalho também terá direito a duas vagas. Ellen Gabriela Krik – 9º. C – matutino- obteve a preferência de 85 dos votantes. O segundo colocado foi Luan Willin Grenzovski – 7º F – vespertino -  com 53 votos. Nicoli Eduarda Ficher e Ellen Caroline Navroski serão seus suplentes.
O Colégio Estadual Prefeito Antonio Witchemichen, da localidade de Jesuíno Marcondes, também terá duas vagas. Ana Paula Zarinhak com 46 votos e Jessyca de Oliveira com 31 votos foram os eleitos. Maria Suele Kolenetz também teve 31 votos, mas ficou como suplente, pois sua concorrente é mais velha. A segunda suplente será Patricia Michalczesczen.
Um menino irá representar o colégio Estadual Capitão Domingos Vieira Lopes, na comunidade de Rio d’Areia. Weliton Malinoski foi escolhido com 31 votos. Seu suplente será Januário Lipsuch, que teve 29 votos.
No Colégio Estadual Vila Nova também foi destinada duas vagas. Os escolhidos foram: Fábio Henrique Bobato e Gisele Fontoura. Os suplentes são: Thaynara Rodrigues e Rodrigo Aluis Ribeiro.
O Colégio Nosso Futuro terá como representante Nathany Cristina Gardasz Petriu. Luis Antonio Bosak Pontarolo foi designado como suplente.
Leonardo Alessi com 48 votos foi eleito como Vereador Mirim do Colégio Estadual Imacula Virgem Maria. Everton Petriu será seu substituto em caso de desistência.
Já o Colégio Estadual Padre José Orestes Preima, na Linha Esperança, elegeu Rinoely Bukievicz e Daniele Bugdanovicz. Seus suplentes serão Joice Catarina Wolovicz e Darci Bahri Júnior.
Cada vereador eleito irá ganhar uma bolsa para realizar um curso de inglês ou informática.
Formadores de opinião
Autor do projeto de lei sancionado pelo executivo que sugeria a criação da Câmara Mirim, o presidente da Câmara de Prudentópolis, Júlio Makuch (PSD), afirma que está contente com o envolvimento e o engajamento dos colégios que irão participar da iniciativa. “Estamos fazendo isso para termos formadores de opinião no futuro, para que nosso adolescente se torne um adulto politicamente consciente. Um cidadão bem formado é um eleitor bem preparado e, consequentemente, vão ocorrer eleições de candidatos mais preparados. Com isso, quem ganha é nosso município”, comentou Makuch, durante entrevista à equipe da Najuá, no dia de lançamento do projeto na Câmara.
Além de Prudentópolis, Irati é outro município da região que desenvolve o projeto da Câmara Mirim. O chefe do Núcleo Regional espera que sirva de exemplo para que outras Câmaras de Vereadores criem projetos semelhantes.
*Edilson Kernicki

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.