quarta-feira, 2 de abril de 2014

Diretoras reclamam da falta de merenda nas escolas de Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

Diretoras das escolas municipais de Prudentópolis se reuniram no Plenarinho da Câmara na semana passada a fim de debater soluções para o atraso das licitações. O problema acarretou na falta de merenda escolar e também de material de limpeza nas instituições de ensino da rede pública municipal. A reunião foi acompanhada por uma representante da Secretaria de Educação, que preferiu não gravar entrevista com a reportagem da Najuá. A Comissão de Saúde e Educação também participou do encontro, representada pelos vereadores Valdir Krik (PPS) e Marcos Vinício dos Santos (PT).
O petista que é presidente da Comissão comentou que várias diretoras procuraram a Câmara, em telefonemas, relatando problemas em suas escolas e, por não poder atender individualmente a todas, foi convocada a reunião. “Convidamos as diretoras, convidamos a Secretaria de Educação a APP Sindicato para conversarmos. Elas reivindicavam que a merenda não havia chegado às escolas de forma adequada e que estava faltando merenda e material de higiene e limpeza”, apontou Santos. Algumas diretoras também apresentaram pedidos de reformas.
O presidente da Comissão de Saúde e Educação afirma que esse ano pretende apressar as licitações para que ocorram no máximo em outubro e o problema não se repita no próximo ano. Segundo ele, a merenda e os demais materiais estão em falta até agora, quase dois meses depois do início do ano letivo, em virtude de as licitações terem ocorrido durante o mês de janeiro. No entanto, o problema já estaria resolvido, de acordo com o vereador.  Já o material de limpeza ainda está em falta, inclusive de papel higiênico nos banheiros.
Também de acordo com Santos, foi elaborada uma ata da reunião, que seria levada à secretária de Educação do município pela APP Sindicato num encontro marcado para segunda (31). Na pauta dessa nova reunião, além das reivindicações apresentadas no Plenarinho, o sindicato também se manifestaria a respeito da necessidade de concurso público para docentes e de um plano de cargos e carreira para funcionários. Uma assembléia com os professores está marcada para esta quarta (3), para serem apresentados os encaminhamentos às reivindicações levantadas.
Tatiana Nanci da Maia, representante do Núcleo Sindical Regional da APP, disse que a reunião foi interessante no sentido de buscar resolver os atrasos nas licitações e na aquisição de materiais que são essenciais para o desempenho da vida escolar. “Tivemos apoio dos vereadores para que aconteça o quanto antes o concurso público, para que possamos, de fato, estar cumprindo com 33% de hora-atividade, bem como no que diz respeito ao plano de carreira dos funcionários. Os funcionários da Educação e funcionários em geral municipais não tem tido, normalmente, carreira. Como Sindicato da Educação, vamos lutar para que exista realmente um plano de carreira para os funcionários e também o cargo de 40 horas”, ressaltou.
A diretora do CMEI Zilda Arns, Luciana Teixeira, comentou que tem recebido o necessário e que hoje há merenda já em quantidade necessária, apesar dos problemas no início do ano letivo. Quanto à falta de materiais de limpeza, a situação também deve se regularizar nos próximos dias. “Acredito que essa falta de materiais tenha decorrido do atraso na licitação e toda essa burocracia necessária acabou dando essa falta de alguns itens”, observou.
Confiras as entrevistas com repórter Élio Kohut:

Vereador Prof Marcos/PT


Luciana Teixeira

Tatiana Nanci da Maia

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.