quinta-feira, 6 de março de 2014

Racismo no RS: árbitro é xingado e acha bananas no carro



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Revista Veja Imagem: Cesar Greco (Fotoarena)

Depois das ofensas racistas contra Tinga, do Cruzeiro, em partida da Libertadores, no Peru, atletas, dirigentes e autoridades brasileiras – incluindo a presidente Dilma Rousseff – se manifestaram condenando o comportamento dos torcedores peruanos e pregando o fim do preconceito no esporte internacional. Nesta semana, porém, outro caso de racismo manchou uma partida de futebol – e, desta vez, as ofensas aconteceram no próprio país. O árbitro gaúcho Márcio Chagas da Silva, de 37 anos, afirmou ter sido vítima de xingamentos durante a partida entre Esportivo e Veranópolis, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na noite de quarta-feira, pela 12ª rodada do Campeonato Gaúcho. De acordo com ele, torcedores da equipe da casa começaram a insultá-lo antes mesmo do apito inicial. "Infelizmente, esse tipo de atitude por parte de alguns torcedores infelizes está voltando à tona. Não posso generalizar, porque foram só alguns que se manifestaram de forma racista", disse o árbitro em entrevista concedida nesta quinta à Rádio Gaúcha. Segundo ele, foi possível ouvir expressões como "macaco", "seu lugar é na selva" e "volte para o circo".

As ofensas não terminaram com o apito final. Depois da partida, que terminou com vitória do Esportivo por 3 a 2, Silva encontrou bananas colocadas sobre seu carro, que também foi depredado. "Não teve absolutamente nenhum problema que pudesse provocar contestação por parte de uma das equipes no jogo. E o carro estava em um estacionamento privativo para a arbitragem, com um portão trancado", disse ele. Não foi a primeira vez que o juiz presenciou um caso de racismo no Campeonato Gaúcho. "Na semana passada, eu estava atuando numa partida entre São Paulo e Pelotas, e um torcedor do Pelotas foi preso porque ofendeu um atleta do São Paulo, chamando-o de macaco", contou. O árbitro promete relatar o episódio na súmula do jogo, à qual pretende anexar as fotos que tirou de seu carro. "Os jogadores disseram que esse tipo de atitude é comum quando a equipe não está em boa fase." Último colocado do Grupo A do Estadual, o Esportivo aparece com 13 pontos e briga para não ser rebaixado à segunda divisão.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.