sexta-feira, 21 de março de 2014

Prudentópolis participou da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Câmara de Vereadores Imagem: Câmara de Vereadores

Foi realizada na quinta-feira, 13, durante todo o dia, na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Irati,  a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, reunindo os municípios integrantes da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná – Amcespar , e serviu como fase preparatória às etapas estadual e nacional. Abordando o mesmo tema da 2ª Conferência Nacional: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o sistema nacional”, o evento serviu para discutir e  elaborar as propostas a nível regional, que serão encaminhadas à conferência estadual, que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba,  e, posteriormente à nacional, que acontecerá de 27 a 30 de maio, em Brasília. Durante a etapa nacional, serão encaminhados os dez princípios e trinta diretrizes redigidos durante a estadual. Também foram escolhidos os representantes da região para participarem como delegados na 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. O Município de Prudentópolis esteve representado por membros da Comissão Municipal da Defesa Civil e da Prefeitura Municipal.
O Vereador Júlio César Makuch (PSD), Presidente da Câmara Municipal de Prudentópolis, juntamente com o Vereador Valdir Krik (PPS) também acompanhou o evento. Prudentópolis foi um dos primeiros municípios que elaborou seu plano de ação para a área da defesa civil. Hoje, conta com uma estrutura ampla nesta área, inclusive com o serviço de atendimento de emergência, além de equipe treinada de atendimento a sinistros, com viaturas especializadas. Um dos pontos enfocados durante o evento e que vem exigindo maior atenção do setor, são as mudanças ligadas à Proteção e à Defesa Civil, as quais vêm passando por mudanças significativas nos últimos anos. Em 2012, ficou evidente que o tema alcançou um novo patamar de prioridade na agenda do Governo Federal, o que foi materializado pela edição da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012. A 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil tem como tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o sistema nacional”, que justamente aborda essa questão de mudança cultural, já expressa nas ações do Governo, que vem priorizando a prevenção, o conhecimento do risco e a capacitação dos agentes de proteção e defesa civil e das comunidades, sempre considerando as ações de resposta e de reconstrução das áreas afetadas.  Por isso, representantes dos segmentos municipais, estaduais e federais estão sendo convocados a debater a questão e elaborar políticas públicas de proteção e defesa civil, com temas enfocados mundialmente, principalmente abordando mudanças climáticas e que vem gerando grandes sinistros, com número crescente de vítimas.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.