quinta-feira, 13 de março de 2014

Moradores do interior são recebidos pelo prefeito



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)



O prefeito de Prudentópolis, Gilvan Agibert (PPS), recebeu em seu gabinete, no início desta semana, representantes dos moradores da Linha 7 de Setembro, que trouxeram reivindicações da comunidade apontadas em uma reunião que houve com os vereadores na semana passada. Da mesma reunião, participaram os secretários municipais Edgard Pilatti Filho (Agricultura); Luiz Carlos Mendes Ferreira Júnior (Administração); Maria Helena Maia de Oliveira (Educação) e Willian Marcelo Charnei (Meio Ambiente).
Agibert destacou a importância de se aproximar da população para conhecer suas reais demandas e anunciou que deve começar ainda esta semana a atender as solicitações feitas pelos moradores. De acordo com o prefeito, há obras necessárias no município todo a serem executadas e esta é uma região onde foi possível realizar cascalhamento em um trecho de cerca de 35 km, mas que alguns pontos precisarão ser refeitos, assim como bueiros.
Segundo ele, houve problema no cascalhamento porque a empresa terceirizada que executou a melhoria utilizou pedras muito grandes e vai precisar ser refeito, pois está afetando, essencialmente, o transporte escolar. “É sempre um prazer receber as pessoas que têm interesse de que as coisas aconteçam. Acho que isso é uma coisa boa, que a população tem que participar mesmo. Nós estamos aqui para fazer a nossa parte, a nossa obrigação. Estamos sempre procurando atender a todas as reivindicações possíveis”, pontuou o prefeito.
O prefeito anunciou que serão empenhados esforços na recuperação da trafegabilidade em um trecho de 4 km que compreende a região de Capanema e Eduardo Chaves. Ele também pretende melhorar trechos entre a Linha 7 de Setembro e Gramadinho. Recuperação de pontes e bueiros também são serviços que devem ser executados nessa área.
 Transporte coletivo
Entre as principais queixas dos moradores, está o transporte coletivo, que não possui regularidade de horários, nem sempre passa por aquelas localidades (alguns precisam caminhar até 12 km até o ponto de ônibus) e o preço é variável. Conforme Agibert, já foi realizada uma licitação para que a região que compreende a Linha Esperança, Gramadinho e 7 de Setembro sejam contempladas imediatamente com transporte coletivo.
A tarifa agora deverá ser tabelada. “É o primeiro município da região que regulamentou o transporte coletivo, porque essa regulamentação tem que ser feita através de lei. Não existia lei para isso e o pessoal cobrava como e quanto queria, não tinha nada de imposto para o município. Então, existiam pessoas que estavam aproveitando esse momento, de repente, até para cobrar mais do nosso agricultor, das pessoas que precisam”, comentou o prefeito.
De acordo com Agibert, na última licitação essas comunidades acabaram sem transporte coletivo porque houve interessado, mas ele deixou de apresentar toda a documentação necessária. O trâmite terminou sem vencedor. Por isso foi aberta uma nova licitação. Assim que concluídas os trâmites, o prefeito afirma que vai divulgar o valor fixo da tarifa. As empresas terão de disponibilizar tickets aos passageiros, que informam a tarifa cobrada conforme o trajeto, e precisam ter cobradores.
O vereador Adriano Cardozo (Partido Solidariedade – SDD) foi um dos que compareceram junto dos representantes da comunidade ao gabinete do prefeito, levando as reivindicações. Foi também um dos que participaram da reunião com os moradores tanto de Vista Alegre quanto da Linha 7 de Setembro. Segundo ele, a população necessita urgente de melhorias nas estradas por ser o período de colheita da soja.
No caso de Vista Alegre, o problema mais grave é a falta de água, que tem afetado inclusive a escola da localidade. De acordo com o vereador, o prefeito já cobrou providências do secretário de Meio Ambiente. Foram licitados já os canos para refazer o encanamento e a ligação de água na comunidade, o que está previsto para ser realizado ainda esta semana.
O vereador Marcos Lachovicz (PPS) ressaltou os mesmos aspectos da reunião e apontou que a reunião foi proveitosa e apresentou resultados, como o anúncio da licitação para o transporte coletivo na região da Linha 7 de Setembro e Concórdia até a Linha Esperança.
Para o vereador Valdir Krik (PPS) fica a expectativa de que o Executivo, de fato, realize as melhorias nas estradas para o transporte da produção do leite, agrícola e dos alunos da rede escolar. “Nós ficamos felizes, porque é mais um trabalho que a prefeitura, juntamente com o Legislativo, une forças para resolver o problema da comunidade”, enfatizou.
Confira aqui as entrevistas com repórter Élio Kohut:
Prefeito Gilvan Agibert:
 


Vereador Valdir Krik:

Vereador Marcos Lachovicz:

Vereador Adriano Cardozo:


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.