quarta-feira, 19 de março de 2014

Máquinas da prefeitura de Prudentópolis são retidas por moradores



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

Em abril de 2013, moradores da Linha 5 de Gonçalves Junior, em Irati, tomaram uma atitude inesperada para pedir melhorias em uma estrada rural. Os manifestantes deixaram o maquinário da prefeitura retido e obrigaram os funcionários a paralisar o serviço. Quase um ano depois, agricultores de Prudentópolis realizaram uma iniciativa semelhante na segunda-feira, 17, para protestar e pedir a readequação da estrada da comunidade de Matão.
A retroescavadeira e o caminhão da prefeitura de Prudentópolis estavam retirando cascalho quando mais de 40 moradores fecharam as duas entradas que dão acesso a cascalheira da localidade de Matão, na divisa com Irati. Os manifestantes exigiam a presença de representantes do executivo. Os secretário Marcelo Charnei (Meio Ambiente) e Augusto Ternoski (Transportes) foram até o local e percorreram alguns trechos críticos da estrada. Após a verificação, os representantes da prefeitura se comprometeram de realizar as melhorias necessitadas pelos agricultores, a partir de terça-feira, 18. Enquanto isso, os moradores decidiram permanecer na cascalheira até que os trabalhos tivessem início. 
 Um dos organizadores do manifesto, o agricultor Ronaldo Lenart, disse à reportagem da Najuá que há seis anos a estrada da localidade de Matão não recebe melhorias. De acordo com ele, a manifestação foi uma iniciativa dos próprios moradores, que necessitam da estrada em condições de trafegabilidade para poder escoar a produção de fumo, soja e para realizar o transporte de animais.
Ronaldo afirmou que o trecho que necessita de adequações fica entre a ponte do Rio dos Patos e a localidade de Tijuco Preto.
O agricultor Sandro Lenart diz que a situação precária da estrada está prejudicando o transporte escolar. Sandro comentou que está realizando o transporte de sua filha com a sua motocicleta. “Como ela é menor de sete anos, o município não faz o transporte. De carro não vai, então faço transporte de moto. Estamos há duas semanas sem o transporte escolar”, afirmou.
O secretário Marcelo revelou que não tinha conhecimento da situação ruim da estrada da Linha Matão. Depois de acompanhar os problemas na estrada, ele prometeu atender a reivindicação dos moradores e considerou o protesto válido.
Segundo Marcelo, dois trechos precisam de melhorias urgentes. As obras de readequação e patrolamento da estrada serão executadas em um trecho de aproximadamente 4 km na divisa com a localidade de Itapará, em Irati.
O secretário de Meio Ambiente ainda relatou que o município está aguardando que os proprietários de duas pequenas cascalheiras encaminhem a documentação ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que o órgão autorizasse a retirada de cascalho desses locais. Para Marcelo, essa medida poderá agilizar os trabalhos nas estradas rurais de Prudentópolis.


Confira as entrevistas com repórter Élio Kohut:
Ronaldo Lenarte


Sandro Lenarte

Secretário Marcelo Charnei
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.