quinta-feira, 13 de março de 2014

Despesas com cuidadores de idosos poderão ser abatidas do IR



By: INTERVALO DA NOTICIAS

O projeto prevê que os gastos com cuidadores domicialiares de idosos possam ser deduzidos no Imposto de Renda. Autor da proposta, o senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, explicou que a consequência do aumento da expectativa de vida é o envelhecimento da população, que acaba precisando de atendimento especial por apresentar incapacidades físicas ou mentais decorrentes do avanço da idade. Mesmo sendo comum a contratação dos cuidadores de idosos, os gastos não fazem parte da base de cálculo do Imposto de Renda. Waldemir Moka acredita que a aprovação do projeto é um estímulo para que pessoas nesta faixa etária recebem mais atenção.
O custo acaba sendo grande porque se você pensar numa pessoa de uma certa idade, ela precisa de um cuidador vinte e quatro horas. Isso às vezes representa financeiramente um custo muito alto. Então, se ele puder ser abatido, eu penso que isso vai estimular a gente cuidar ainda melhor, porque você acaba tendo mais condição de pagar esses profissionais.
Hoje, na área da saúde, o Imposto de Renda prevê o abatimento, por exemplo, de despesas com planos de saúde e hospitais, e profissionais como médicos, dentistas e psicólogos, além de exames, aparelhos e próteses ortopédicas e dentárias. A proposta está na Comissão de Assuntos Sociais, e ainda deve ser analisada pela de Assuntos Econômicos. Depois, segue para análise no Plenário do Senado.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.