sábado, 29 de março de 2014

Derrubar comida no chão por 5 segundos não faz mal



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Carol Castro (Revista Super Interessante) Imagem: Divulgação


Aquela velha história de “pegar rapidinho a comida quando ela cai no chão” funciona mesmo. Por mais que a ciência já tenha dito o contrário (e a gente tenha publicado aqui, pode voltar a confiar nessa lenda – e comer sem culpa aquela bolacha que passou só cinco segundos deitada no carpete empoeirado da sala.
É o que garante o microbiologista Anthony Hilton, da Universidade Aston. Ele e seus alunos derrubaram vários alimentos (torrada, macarrão, bolacha, presunto, frutas secas e até sobremesas pegajosas, com calda) em pisos de azulejo, carpete e laminados. Mas, antes disso, colocaram dois tipos de bactérias no chão: E. coli e Staphylococcus aureus – ambas causam infecções no organismo humano. Os alimentos passaram de 3 a 30 segundos no solo.
E eles descobriram que o tempo é um fator importante para evitar que a bactéria contamine a comida. Quando ficavam mais de cinco segundos no chão, as chances aumentavam. O tipo de piso também tem um papel importante. É menos arriscado derrubar comida no carpete do que no azulejo. Surpreendente, não?

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.