quarta-feira, 12 de março de 2014

Composto fornecido no PR prejudica crianças doentes, reclamam pais



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Luiz Haab (RPC TV) Imagem: Divulgação


A mudança da fórmula de um composto alimentar fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa) pode ser a explicação para a piora de crianças portadoras de fenilcetonúria. A doença é genética, e, se não tratada, causa distúrbios mentais. A denúncia foi feita ao G1 nesta quarta-feira (12) por pais de crianças doentes, com entre um e oito anos de idade, e confirmada por especialistas ouvidos pela reportagem.
Segundo a mãe de uma das crianças, a marca do composto de aminoácidos, carboidratos, vitaminas e minerais fornecido passou a ser diferente desde o fim de 2013. “Antes era uma empresa americana que fabricava um pó bem fininho, parecido com leite em pó. Agora a mistura é comprada de uma fábrica brasileira e vem bem mais grosseira; você vê partículas de diferentes tamanhos.”
Após duas semanas ingerindo a nova fórmula, a mãe conta que a filha de dois anos e sete meses passou a apresentar problemas. “Minha filha está gaguejando e mancando. Ela nunca havia feito isso. Tenho muito medo de que já seja uma consequência dessa nova fórmula”.
A mãe conta ainda que a doença da filha foi diagnosticada aos nove dias de vida, após o teste do pezinho. Desde então, a menina passou a receber o tratamento oferecido de graça pelo Governo do Estado. “O tratamento sempre foi bom. Nunca tive do que reclamar. Mas agora estamos com medo. E nem todo mundo pode comprar a fórmula antiga, porque só vende pela internet e custa R$ 400 reais a lata.”
A nutricionista Caroline Bevenutti, da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), que distribui o composto aos pacientes do Paraná, diz ter percebido reações adversas. “Algumas crianças estão tendo vômitos, dores de barriga e aftas”, revela.
Outra mãe que procurou a reportagem é de Foz do Iguaçu, no oeste do estado. Ela tem uma filha de 1 ano e dez meses que também passou a apresentar reações à nova fórmula. “Com menos de um mês de uso, minha filha já começou a ficar irritada, só queria dormir, puxava os cabelos, batia a cabeça no chão e encheu de feridas na boca. Quando ela começou a cair e ter dificuldade para andar, a nutricionista da Fepe disse para eu suspender a fórmula. Fiz isso por dois dias e a minha filha já voltou a melhorar.”
Em Foz do Iguaçu, a mãe procurou um pediatra que afirmou que a preocupação tinha fundamento. “A menina apresentou um quadro de aftas em toda a mucosa da boca. Quando a mãe me contou sobre a mudança do composto alimentar, concluí que essas feridas são consequência do uso da nova fórmula”, afirmou ao G1 o pediatra Mário Antônio Pacheco Matheus.
A Secretaria de Saúde o Paraná (Sesa), que fornece o complemento alimentar para a Fepe, informou que o produto foi comprado por licitação. Segundo Sesa, foi escolhida a marca que tinha menor preço. A assessoria afirma que a Fepe relatou que em apenas um dos lotes houve problemas e que esse lote foi recolhido. Ainda segundo a assessoria, o laboratório Central do Estado (Lacen) está fazendo testes para verificar se a fórmula distribuída desde o ano passado tem problemas. A Sesa já solicitou a compra emergencial de um novo produto, mas diz que não é possível afirmar que o problema seja a marca usada.
Segundo a Invita Nutrição Especializada, empresa de Minas Gerais que fabrica o composto, não foi registrado qualquer defeito de contaminação ou de adequação nutricional. “Revisamos todos os lotes e não encontramos qualquer problema. O produto é seguro. O que pode ter acontecido é a falta de adaptação das crianças ao sabor e, por isso, elas não devem estar consumindo o composto, e isso pode levar a sérios problemas de saúde”, afirma Wendel de Oliveira Afonso, diretor da empresa.
A Invita Nutrição Especializada informou que, ainda nessa semana, vai enviar ao Paraná representantes para prestar apoio aos pacientes.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.