quinta-feira, 20 de março de 2014

Candidatos podem ser obrigados a renunciar ao cargo antes da disputa



By: INTERVALO DA NOTICIAS

A Proposta de Emenda à Constituição determina que os candidatos à reeleição para presidente da República, governador e prefeito devem renunciar ao cargo seis meses antes da eleição. O objetivo é impedir eventual abuso de poder e o uso da máquina pública durante a campanha, além de garantir uma disputa mais justa e equilibrada entre os concorrentes. O relator, senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, lembrou que se afastou do cargo quando era governador e concorreu à reeleição. Para Luiz Henrique, a medida faz parte da reforma política e é fundamental para fortalecer a democracia.
"É impossível um prefeito ou um governador ser 'exercente' do mandato popular, da chefia do poder Executivo e ao mesmo tempo candidato. É uma norma moralizadora. É um dos itens fundamentais da Reforma Política. Lamentavelmente não a fizemos até hoje. A reforma que é a mãe de todas as reformas".
O texto estabelece que a medida só deve entrar em vigor um ano após a sua promulgação. Assim, mesmo que seja aprovada neste ano, a mudança só passaria a valer para as próximas eleições municipais. A Proposta de Emenda à Constituição deve ser analisada em dois turnos pelo plenário do Senado, e depois pela Câmara dos Deputados.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.