sexta-feira, 21 de março de 2014

Assembleia fez o lançamento do livro “Taras Shevtchenko – O Poeta da Ucrânia”



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Câmara de Vereadores Imagem: Câmara de Vereadores

No ano em que se comemora o bicentenário do poeta Tarás Shevtchenko, nascido em 1814, símbolo da literatura e da Ucrânia moderna, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma homenagem especial ao artista. Por proposição do presidente da Comissão de Cultura, deputado Péricles de Mello (PT), foi realizada solenidade de lançamento do livro “Taras Shevtchenko – O Poeta da Ucrânia”, na terça-feira (18), às 17 horas, no Espaço Cultural do Legislativo. “A comunidade ucraniana no Paraná recebe este presente de uma das maiores expressões culturais do seu país de origem, reconhecido por influenciar a consciência de libertação dos ucranianos, com ideias que permanecem até hoje na luta pela independência da nação. O artista dedicou sua vida à poesia e à pintura”, destaca Péricles. O Paraná reúne cerca de 400 mil descendentes ucranianos, do total de meio milhão que existe em todo Brasil.
O livro comemorativo foi organizado pelo cônsul honorário da Ucrânia em Paranaguá, Mariano Czaikowski, e recebeu também a contribuição do presidente da representação central da Comunidade Ucraniana Brasileira, Vitório Sorotiuk. Czaikowski diz que foi convidado a traduzir e republicar a obra. Segundo o cônsul, foram acrescentados ao texto dessa nova edição alguns poemas vertidos diretamente do original em ucraniano, em traduções feitas por Wira Selanski em conjunto com Helena Kolody.
O cônsul reforça que a língua ucraniana, seu uso e sua defesa sempre foram a principal preocupação de Shevtchenko. “Esta é uma grande homenagem ao poeta”, salienta. Ele ressalta ainda que em 2013 o Brasil deu início ao ensino à distância da língua ucraniana, por meio de um acordo de cooperação firmado entre a Universidade Nacional Pedagógica Dragomanova, de Kyiv (Ucrânia), e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro, com sede em Guarapuava. Participaram da solenidade inúmeros deputados estaduais, o Presidente da Assembleia, Deputado Valdir Rossoni; a Consul da Ucrânia no Brasil, Laryssa Myronenko; o Vereador José Adilson dos Santos (PSC), representando a Câmara Municipal de Prudentópolis e o Vereador João Sávio, da Câmara Municipal de Guamiranga. O Vereador José Adilson destacou que o lançamento do livro, destaca a programação realizada em várias cidades, em homenagem aos duzentos anos do poeta. Em Prudentópolis, um ato solene lembrou a data, reunindo inclusive o Embaixador da Ucrânia no Brasil. “Para nós, representantes da maior comunidade ucraniana do Brasil participarmos desta homenagem é motivo de satisfação, fazendo com que a etnia mantenha viva sua tradição”, destacou José Adilson.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.