By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Iris Alessi (Agência Noticias PR)
No Brasil, 31% dos estudantes universitários matriculados no
sistema privado de ensino superior são beneficiados pelo Programa Universidade
Para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo
dados do Ministério da Educação (MEC) publicados no jornal Valor hoje (11),
esses alunos representam 1,66 milhão de matrículas de um total de 5,34 milhões
que fazem cursos presenciais nas instituições de ensino superior privadas em
2013.
O deputado estadual Professor Lemos (PT-PR) avalia que os
dois programas são de fundamental importância para a democratização do ensino
superior no país, principalmente para as famílias de baixa renda. “O Fies é um
financiamento também fundamental que tem garantido a presença de muitos
trabalhadores e trabalhadoras nas universidades. Tem contribuído para aumentar
o número de alunos matriculados, estudando e saindo da universidade com
sucesso. Então isto significa desenvolvimento para o nosso país. Não é apenas
crescimento, é desenvolvimento nacional”, afirma.
Segundo informações do MEC para o Valor, em três anos, os
empréstimos ativos do Fies passaram de 224 mil para 1,143 milhão. O orçamento
do programa também teve alta entre 2011 e 2013 (de R$ 1,8 bilhão para R$ 7,5
bilhões). Em 2011, o número de matrículas com Fies representava 4,5% do total e
passou para 21,5% em 2013. Para o MEC, isso se deve a reformulação do programa
de financiamento em 2010. O peso das bolsas do ProUni nas instituições
particulares representou 9,5% das matrículas.
Para Lemos, esses programas trazem como benefício
“principalmente a promoção da igualdade”. Segundo o deputado, dar a
possibilidade aos menos favorecidos de ter acesso à educação dá condições para
que eles possam se emancipar.
Além de preparar profissionais mais qualificados, o deputado
avalia que os resultados do investimento da educação é um investimento que tem
reflexo imediato na economia. “Porque no momento em que você tem mais
estudantes, você tem mais professores, mais funcionários na universidade, então
desencadeia um processo interessante na cadeia da educação, onde vários atores
atuam e todos ganham. Não há nenhum perdedor quando se investe na educação”,
completa.
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