terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Surto de sarna contamina detentos em delegacia em Imbituva



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RPC TV Imagem: RPC TV


Presos da delegacia de Imbituva, na região dos Campos Gerais do Paraná, enfrentam um surto de sarna. O delegado Agostinho Mussilini Junior não sabe informar quantos presidiários estão com a doença no momento, mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o ambiente está infestado. Autoridades se reuniram nesta segunda-feira (17) para discutir o problema, e concluíram que a melhor solução é a transferência temporária dos detentos para a higienização do lugar.
O delegado conta que o primeiro caso na delegacia apareceu no fim de janeiro, e que a sarna se alastrou rapidamente entre os presos. Para ele, a lotação e as condições precárias das celas facilitaram a propagação da doença. No momento, a delegacia de Imbituva abriga 46 pessoas - 44 homens e duas mulheres. Entretanto, a capacidade do local é para oito detentos. Por falta de espaço, as duas presidiárias estão presas improvisadamente em um banheiro de pouco mais de dois metros quadrados.
Delegado, juiz, promotor, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e agentes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município estudam a melhor maneira de esvaziar a carceragem para uma dedetização. “Não basta apenas cuidar de cada preso doente. O tratamento ideal inclui higienizar todo o ambiente onde eles vivem”, explica a secretária municipal de Saúde de Imbituva, Maria Aparecida Alves Vieira.
De acordo com o juíz Morian Linke, outras reuniões ainda devem ser marcadas nos próximos dias. Nos encontros, serão discutidas dificuldades como encontrar lugar adequado para os presidiários ficarem, o transporte de presos doentes ao lado de policiais, e a necessidade de colchões e roupas de cama novos para a delegacia.
Segundo o delegado, enquanto a situação não for resolvida, existe a possibilidade das visitas aos presos serem suspensas. “E se alguém quiser vir à delegacia para fazer uma denúncia? Não vai vir por medo de pegar sarna?”, questiona o representante da OAB, Fernando Deneka.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.