terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Quase 900 mil pessoas precisam de ajuda por falta de comida na Somália



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: R7 Imagem: AFP


Cerca de 857 mil pessoas necessitam de "assistência humanitária urgente" por falta de alimentos na Somália, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (4) em Nairóbi pela FAO (Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura).
O número inclui cerca de 203 mil crianças menores de cinco anos que sofrem "desnutrição aguda", afirma o texto, elaborado pela FSNAU (Unidade de Análise de Segurança Alimentar e Nutrição para a Somália da FAO) e a FEWS NET (Rede de Sistemas de Alarme Adiantada de Crise de fome).
Esse grupo inclui "51 mil crianças que estão gravemente desnutridas e, consequentemente, enfrentam maior risco de morte", afirma o documento.
Em qualquer caso, ressalta o relatório, as chuvas, os baixos preços dos alimentos e a assistência humanitária provocaram uma significativa redução da população que precisa de ajuda urgente, que alcançou o pico de 4 milhões de pessoas durante a crise de fome que castigou o país do Chifre da África em 2011.
A maioria das 857 mil pessoas citadas anteriormente é de deslocados internos, detalha a FAO, ao acrescentar que a segurança alimentar de outros 2 milhões de pessoas "continua frágil" na Somália.
Apesar dos avanços feitos nos últimos dois anos no terreno político, a Somália ainda está imersa em um longo e complexo conflito armado.
As tropas da Amisom (Missão de União Africana na Somália), o exército somali e várias milícias governistas combatem a Al Shabab, a milícia fundamentalista islâmica dominante desde 2006, e que controla amplos territórios do Centro e do Sul do país.
A Somália vive em estado de guerra e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre, o que deixou o país sem um governo efetivo e em mãos de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra e grupos de criminosos armados.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.