quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Prudentópolis inaugura primeiro Centro do Idoso da região



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

A busca da vaidade e a procura pela melhoria da qualidade de vida por parte dos idosos vêm ganhando status por um simples motivo: a expectativa de vida deles vem aumentando gradativamente e, segundo o IBGE, 27% das pessoas com mais de 60 anos são responsáveis por mais de 90% do rendimento familiar. Pensando em dar oportunidade para que esse público tenha um espaço para se reunir, promover bailes e atividades recreativas, a prefeitura de Prudentópolis inaugurou nesta terça-feira, 11, o “Centro do Idoso Alvino de Paula Santos”.
O espaço que é pioneiro na região Centro-Sul poderá receber até 500 pessoas. O investimento no prédio foi de R$ 431 mil por meio do Programa Paraná Urbano, pelo Sistema de Financiamento aos Municípios. Já a obra tem 420 metros quadrados.
A neta de Alvino (in memorian), Maricel Costa, conta que a família recebeu com alegria a homenagem ao seu avô, que foi um dos grandes defensores dos idosos de Prudentópolis. “Acompanhamos toda a batalha nas reuniões nos bairros, viagens, não tinha um lugar. Por isso, eles se reuniam em CTGs e clubes. Uma pena que ele não esteja aqui hoje. É um sonho realizado. Me sinto orgulhosa. É uma vitória e uma conquista que ele tanto sonhou”, disse em tom emocionado Maricel.
A presidente do grupo Pequenos Atos Grandes Mudanças, Maria Halma Belo, também comemorou a inauguração do Centro. Para ele, o local irá proporcionar que os idosos possam realizar seus bingos, bailes e atividades esportivas, aumentando assim a auto-estima e garantindo um futuro melhor para os idosos. “O coração bate mais forte. Estamos muito felizes. Esse espaço vai levantar o astral das pessoas. Quero convidar todas as pessoas para participar do nosso grupo. Essa data, dia 11 de fevereiro, se torna uma marca histórica”, avalia Maria. Ela agradece ao prefeito Gilvan Agibert pela disponibilidade de angariar recursos junto ao governo estadual para construir o Centro e também destaca o trabalho desenvolvido pela secretária de Assistência Social, Jeane Servat Agibert, esposa de Gilvan. “Basta ver para crer. Não adianta só falar, precisa agir”, comenta.
 Atualmente, cerca de 70 idosos participam do grupo Pequenos Atos Grandes Mudanças. Maria afirma que o grupo se reunia em um espaço que não era apropriado na antiga sede do INSS de Prudentópolis.
“Não era cômodo. Agora esse espaço transformado é um sonho realizado para acolher homens e mulheres”, celebra Maria. Ela lembra que pessoas a partir dos 55 anos podem ingressar no grupo e convida os idosos da região para participarem de um baile no dia 1º de março. O evento acontece no Clube 12 de novembro e terá animação do grupo Cancioneiros da Serra de Ivaí. “Terá início às 22 h e término às 3 h da manhã”, revela a presidente do grupo Pequenos Atos Grandes Mudanças.
O presidente da Câmara de Prudentópolis, Júlio Makuch (PSD), indica que essa obra era aguardada há alguns anos pelos grupos da Melhor Idade do município. Ele destaca que o espaço irá possibilitar inúmeros benefícios aos idosos, que já deram sua parcela de contribuição ao município e merecem um espaço para seu divertimento.
A secretária Municipal de Assistência Social considera o Centro de Idoso “um espaço amplo, bonito, bem arejado e localizado”. De acordo com ela, o espaço terá atividades esportivas e recreativas, como música, oficinas de serviços manuais, cantinho da leitura e sala de informática. Jeane comenta que profissionais de saúde, como assistente social e psicólogo, irão prestar atendimento no Centro. Um orientador social e um educador físico também estarão dando orientações aos idosos durante as atividades físicas.
“Irão atender os grupos já existentes dentro das políticas públicas assistências do município. É um espaço direcionado ao idoso e as pessoas credenciadas. Queremos prestar um bom atendimento ao público acima dos 60 e que faz parte dos grupos da Melhor Idade. É uma grande e que vem sendo solicitada há vários anos”, observa Jeane.
O Centro do Idoso “Alvino de Paula Santos” está localizado na rua dos Mendes, 698, próximo à Clínica da Mulher e da Biblioteca Cidadã.
Esposa de Alvino de Paula Santos
Confira as entrevistas com repórter Élio Kohut: 
Secretária Jeane Servat Agibert:

Vereador Julio Makuch/PSD

Maria Halma Beló

Maricel Costa



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Um comentário:

  1. quem foi o maneh que projeto este piso de tako encerado para os idosos?????muito bem prefeitura ta de parabéns ate um se esborracha no chão...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.