quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Nascentes de Água estão sendo recuperadas em Irati



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá Imagem: Divulgação

Apontada por especialistas como detentora de um alto valor econômico, estratégico e social a água é hoje um bem de consumo que tem provocado discussões por sua escassez. Neste sentido, preservar  e recuperar as condições de fluir água sem contaminação pelas nascentes é uma preocupação eminente para órgãos públicos e organizações das mais variadas áreas.
Em Irati, a iniciativa de recuperar as nascentes, que são olhos d'água que brotam do solo geralmente em áreas rurais, já teve início. Segundo Osvaldo Zaboroski secretário de Meio Ambiente e Ecologia, já foram recuperadas seis nascentes e outras cinco serão entregues até o ano que vem. As nascentes já recuperadas atendem especialmente comunidades de pequenos produtores rurais, que já comemoram a chegada da água em suas moradias.
Zaboroski comenta que as principais causas da degradação das nascentes podem ser o corte das florestas nativas, as queimadas, o pastoreio intensivo, a falta de planejamento na construção de estradas e de loteamentos habitacionais, além do reflorestamento impensado e da poluição indiscriminada por cidadãos que jogam resíduos nos locais onde estão as nascentes. 
Para o secretário, toda a ação deve contemplar um planejamento que pense o meio ambiente, "estamos trabalhando nesse sentido de evitar essas causas, assim conseguiremos fazer chegar mais água em condição de consumo, principalmente em localidades rurais mais distantes, onde a Sanepar não consegue atender", menciona.  
Essa também é uma das preocupações do prefeito Odilon Burgath, que quer desenvolver políticas públicas de preservação ambiental. Segundo o prefeito, "Irati é rica em nascentes, agora precisamos viabilizar a gestão desses recursos, de forma que as pessoas tenham acesso à água sem que isso onere o meio ambiente de nossa cidade", comenta.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.