sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Nathan conseguiu bons resultados com tratamento na Tailândia



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Fernanda Santos (Rádio Najuá) Imagem: Divulgação

Recentemente, o menino de oito anos, Nathan Willian Patrzyk, retornou da Tailândia, depois de passar por um período de tratamento médico. Ele, que é portador da distrofia muscular de Duchenne, ficou muito conhecido pela luta contra a doença sem cura, e está realizando uma terapia com células tronco para estabilizar o problema. Nathan, e a mãe, Ariane Luiza Patrzyk, participaram da edição de sábado, 21, do Programa “Meio Dia em Notícias” para contar como foi a viagem e os próximos passos do tratamento.
A mãe comenta que, além da ajuda do vereador Emiliano Gomes, como tradutor, a embaixada brasileira também os apoiou para que pudessem compreender a equipe estrangeira. “Ele recebeu seis de dez injeções de células tronco indicadas. Os médicos não acharam necessário aplicar as dosagens extras”. Ariane salienta que a equipe médica elogiou o tratamento realizado aqui, explicando que Nathan foi a única criança de sua idade que chegou andando, demonstrando o bom trabalho feito na fisioterapia.
Para a realização do tratamento, a mãe comenta que a preparação exigia muitos cuidados, entre eles não comer e tomar água por quatro horas, antes dos procedimentos. “O Nathan reagiu muito bem. Depois da primeira aplicação, ele não caiu mais e está se levantando com mais facilidade. Agora, ele também consegue flexionar os joelhos”. Com alegria, Ariane afirma que agora o filho consegue tirar os pés do chão e dar alguns ‘pulinhos’.
Questionado sobre a viagem, Nathan diz que foi tudo bem, mas a comida da Tailândia não o agradou. “A comida lá era ruim. Sopa tinha no almoço, janta e café da manhã e era fria ainda”, brinca o menino. Nathan conta que gostou de viajar de avião e ainda lembra do trajeto que fez para chegar à Tailândia.
Como a doença é progressiva, ele terá que voltar todo o ano para prosseguir com o tratamento. Até lá, Ariane diz que o filho terá que continuar com as fisioterapias, natação e a hidromassagem de manhã e a noite – para estimular as células tronco, que foi indicada pelos médicos estrangeiros. “E o acompanhamento com os médicos de Curitiba também vai continuar, com os remédios, exames necessários que serão repassados para a equipe da Tailândia”.
Agradecimentos
Ariane e Nathan agradecem todas as pessoas que os ajudaram com recursos financeiros e orações. A mãe também aproveitou a oportunidade para esclarecer à população que foram arrecadados cerca de R$133 mil. O valor gasto foi próximo a R$65 mil. Segundo ela, o restante do dinheiro ficará guardado na conta de Nathan para a próxima viagem.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.