segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ENTREVISTAS - Chuva de granizo em Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)
 
Os prudentopolitanos ainda tentam voltar à rotina normal depois da chuva de granizo que durou aproximadamente 15 minutos, mas provocou estragos na cidade. De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros, mais de 1 mil casas tiveram telhas quebradas em função do temporal de sexta-feira, 20.
Moradores fizeram filas para conseguir lonas. Até a tarde de sábado, 21, mais de 400 famílias foram cadastradas na Defesa Civil. O número grande de pessoas afetadas deixou a cidade sem telhas. Alguns moradores tiveram que aguardar por materiais vindos de Ponta Grossa.
O repórter da Najuá, Elio Kohut, esteve percorrendo alguns bairros e conferiu os estragos causados pelo granizo. Na Vila Mariana, uma das casas mais atingidas foi da Dona Terezinha. Ela conta que observou com tristeza a destruição de seu patrimônio, enquanto suas netas choravam assustadas com o barulho da chuva.
Terezinha mora com a filha e as duas netas. Ela relata que não tem condições financeiras de comprar telhas e pede ajuda da população e da prefeitura de Prudentópolis. Luciano que reside na Vila Pousinhos diz que a família consegue retirar alguns pertences da casa em meio à chuva de granizo. “A chuva veio nada e acabou detonando tudo. O desespero foi grande e a tiramos roupas, cobertas e o que deu”, relata.
O coordenador da Defesa Civil de Prudentópolis, Mauricio Campolim, conta que as telhas estão sendo distribuídas prioritariamente para as famílias carentes. Ele explica que algumas famílias do interior do município tiveram barracões e estufas atingidas, mas destaca que os bombeiros só podem ajudar a recuperar moradias. Campolim pede ajuda, inclusive de moradores de cidades da região como Irati, Guamiranga e Imbituva.
Chuva de julho afetou um terço da população
A cidade de Prudentópolis teve prejuízos em função da chuva pela segunda vez neste ano. No mês de julho, mais de 18 mil pessoas sofreram algum dano ou ficaram sem fornecimento de energia elétrica, água ou comunicação em decorrência da grande precipitação pluviométrica. Doze residências foram danificadas e 32 famílias tiveram que deixar suas casas.
Mais de 26 mil pessoas afetadas
A chuva que caiu sobre o Paraná nas últimas 48 horas causou estragos em pelo menos 25 municípios, conforme informações da Defesa Civil Estadual. O número de pessoas afetadas passa de 26 mil. O município mais atingido é Corbélia, no oeste do estado, onde pelo menos 10 mil pessoas foram afetadas. Até agora, não há registro de pessoas feridas em função das chuvas no Paraná.
Desde sexta-feira, 20, os maiores acumulados de chuva no Paraná foram registrados em Guarapuava e São Mateus do Sul, que ultrapassaram os 110 mm. Em seguida, aparece Planalto com 99, General Carneiro com 96, Foz do Iguaçu 91,4; Paranaguá 91, 2; e União da Vitória 82,4 mm.
Confira aqui as fotos.
Confira as entrevistas:
Mauricio Campolim (Coordenador da Defesa Civil)

Luciano morador da Vila Pousinhos

Terezinha moradora da Vila Mariana



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.