sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Três candidatos devem disputar eleição suplementar em Inácio Martins



By: INTERVALO DA NOTICIAS

O pleito fora de época promete agitar a política martinense nos próximos meses. Provavelmente três candidatos vão disputar a eleição suplementar marcada para o dia 3 de novembro, que irá definir o novo prefeito do município. Lauri Setrinski eleito em 2012 teve o mandato cassado por abuso de poder econômico.
Segundo informações obtidas pela equipe da Najuá, o prefeito interino Valdir Cabral (PDT), o vereador Marino Kutianski (PSDB) e o empresário Álvaro Pasqualin (DEM) irão disputar a preferência dos eleitores martinenses. O Partido dos Trabalhadores (PT) cogitou a possibilidade de lançar a candidatura do vereador Osvaldir Nunes Pereira, mas optou em ficar fora da disputa. O partido deverá ser manter neutro. Neste sentido, os membros da sigla estão liberados para apoiar qualquer um dos três possíveis candidatos ao executivo. Atualmente, o diretório do PT em Inácio Martins possui 123 filiados e é comandado por Paulo Cesar Nunes Pereira. 
Indefinição dos vices
Por outro lado, entre os partidos que pretendem participar da disputa ainda não há um consenso sobre o nome do vice-prefeito. O vereador Nelsinho (PPS) deve ser o escolhido para encabeçar a chapa formada pelos partidos PSDB, PPS, PTB e PRP, que irá apoiar a candidatura de Marino. A professora Rita Taborda, irmã do Comandante da 8ª Cia da PM de Irati, Major Renato dos Santos Taborda, também está na disputa e pode ser a vice-prefeita na chapa tucana. O martelo deve ser batido durante as convenções partidárias, que vão acontecer entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.
O atual prefeito, Valdir Cabral (PDT), que assumiu provisoriamente o município após a cassação de Lauri e do vice Douglas Pasqualin (DEM), provavelmente terá como vice o empresário Mauricio Cavassim, que também é filiado ao PDT. Mauricio é irmão do vereador peemedebista João Artur Almeida Cavassim. De acordo com informações de bastidores, a possibilidade de o ex-prefeito Edemetrio Benato Junior formar a chapa é pequena. No entanto, é importante ressaltar que o dinamismo da política pode fazer com que a definição de hoje torne-se a incerteza de amanhã. Por isso, não será nenhuma surpresa se o nome de Benato aparecer de última hora na chapa.
A indefinição maior aparece no terceiro grupo político que deve concorrer ao pleito em Inácio Martins. Álvaro Pasqualin (Batata), irmão do ex-vice-prefeito Douglas Pasqualin, deverá ser o candidato do Democratas (DEM).  Porém, o vice ainda é uma incógnita. Os nomes de Jose Wilmar (Neguinho), Veridiana Binkoski e Gerson Toledo aparecem como possíveis candidatos a vice-prefeito. Até o filho do ex-prefeito, Osmar Setrinski poderia ser um dos postulantes ao cargo.
O detalhe curioso é que Osmar não possui apoio do pai. Lauri irá apoiar a candidatura de Marino Kutianski, mesmo que o filho seja um dos integrantes da chapa majoritária.
Calendário da eleição suplementarDe acordo com a resolução 648 do TRE/PR, no dia 4 de setembro tem início à propaganda eleitoral de rua em Inácio Martins.  As propagandas no rádio e na televisão poderão ser veiculadas entre os dias 9 e 31 de outubro. A propaganda eleitoral em mídia impressa poderá ser feita até o dia 1º de novembro. No dia seguinte termina o prazo para a realização de propagandas com alto-falantes e amplificadores de som. A eleição acontecerá no dia 3 de novembro, das 8h às 17h, e o vencedor deve ser conhecido no mesmo dia. A diplomação dos eleitos deve acontecer no máximo até o dia 11 de dezembro.
Cassação do mandato
Setrinski e Pasqualin tiveram os mandatos cassados por abuso do poder econômico, caracterizado pelo fato de ambos não prestarem regularmente as contas eleitorais, impedindo a fiscalização dos recursos financeiros utilizados na campanha eleitoral. O relator do processo, Dr. Luciano Carrasco, considerou que o prefeito e o vice não cumpriram com as exigências referentes à prestação de contas após o pleito.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.