sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Secretário da Agricultura do PR visita Prudentópolis e a agroindústria Machulek



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Secretaria da Agricultura Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

A agroindústria Machulek, de Prudentópolis, famosa pela produção de cracóvia recebeu a visita do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, na sexta-feira, 9. A cracóvia é um salame fabricado originalmente por famílias ucranianas e se tornou produto símbolo da cidade. A empresa familiar começou suas atividades na década de 70 no distrito de Patos Velhos e agora está passando pela quarta ampliação para atender o aumento da demanda no Paraná e em outras regiões do país.
O carro chefe da empresa é a fabricação de cracóvia, salame à base de carne suína ou de frango. Mas a produção, hoje estimada em 35 toneladas por mês, envolve fabricação de outros embutidos e defumados como linguiça mista e pura, linguiça blumenau, costela defumada, bacon, charque, morcela branca, queijo suíno, patê de torresmo, torresmo pururuca, lombo defumado, mignon suíno defumado.
O salto na produção foi dado em 2005 quando a empresa da família Machulek conseguiu a chancela do Serviço de Inspeção do Paraná (SIP) após se adaptar a todas as normas sanitárias e fiscais exigidas. Hoje, o SIP é um serviço executado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento que presta todo o apoio para a agroindústria corresponder às normas sanitárias exigidas para que os produtos possam ser vendidos em todo o Estado. “Com esse grande passo, a nossa produção ficou conhecida em todo o Estado”, contou José Marcos.
A próxima etapa será o enquadramento da agroindústria no Sisbi - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal para alcançar o mercado nacional, cuja demanda também está em expansão. Esse processo será feito com o apoio da Adapar, que dará os treinamentos e supervisão necessária.
Ortigara foi recepcionado pelos irmãos Machulek, José Marcos, Carlos Mateus, Mauro Osnei e Nestor Luiz que abriram as portas da empresa, que ainda funciona no mesmo local onde iniciou na década de 1970, no distrito de Patos Velhos, em Prudentópolis. Com a nova ampliação a empresa vai colocar mais dois produtos na linha de produção como o salame italiano e copa, devendo ampliar a produção para 50 toneladas de produtos por mês. Para atender essa remodelação, serão construídas mais salas de fabricação, que vão permitir aumentar a escala de produção e também mais câmaras frias e lavanderia industrial para dar o suporte necessário.
A empresa gera em torno de 30 empregos e vai ampliar ainda mais a geração de empregos, a maioria adolescentes da região que precisam do primeiro emprego. “Temos condições de contratar esses adolescentes por 22 horas semanais, com toda a documentação exigida por lei o que permite que eles podem seguir estudando”, disse José Marcos.
O diferencial da agroindústria Machulek é a qualidade dos produtos e as boas práticas de produção que predominam durante todo o processo de fabricação. A família adquiriu equipamentos na Europa que facilitam o manejo dos produtos, sem descuidar da qualidade.
A família Machulek participa da Feira Sabores do Paraná, promovida pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e realizada anualmente no Parque Barigui, em Curitiba, desde 2006. “Essa feira vem sendo importante para nós na divulgação dos produtos”, disse José Marcos.
Prudentópolis é habitada por aproximadamente 70% de descendentes ucranianos, local onde a produção de cracóvia se consolidou. A cracóvia é um salame produzido artesanalmente, composto por carne selecionada, temperada com alho, sal e pimenta e depois de processada, embalada em plásticos na forma de bexiga natural e passa por um processo de defumação moderada.
Outro assunto que foi comentado junto ao Secretário Ortigara, é problema da estrada próximo a ponte, onde dentro de breve a estrada poderá ser elevada e assim não ter mais problemas com alagamento.
Neste dia estiveram nos Patos Velhos o secretário da agricultura de Prudentópolis, Edgar Pilatti Jr e do vereador Prof. Amilcar.
Confira as fotos e as entrevistas:









Confira as entrevista com repórter Élio Kohut:
Sec. Noberto Ortigara

Sec. da Agricultura Edgar Pilatti Jr

Vereador Prof Amilcar

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.