quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Família de Prudentópolis busca ajuda para pagar cirurgia do filho



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Fernanda Santos (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

O menino de Prudentópolis, Gabriel do Passos, tem apenas dois anos e sofre de obstrução do canal lacrimal – doença que atinge os olhos. Ele passou pela segunda cirurgia para a recuperação do canal e ainda precisa da ajuda financeira, pois o tratamento está sendo particular.
A mãe de Gabriel, Nair dos Passos, conta que percebeu as imperfeições no olho do filho, quando ele tinha oito meses. “A primeira cirurgia não deu certo. Foi tudo particular e não reconstituiu o canal e tivemos que fazer outra vez”, conta. Se fizesse o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Gabriel teria que esperar por dois anos para conseguir o procedimento e, até lá, ele correria riscos de ficar cego.
A segunda operação, que foi realizada recentemente, custou R$2.400. Por isso, a família decidiu pedir ajuda da comunidade para juntar o dinheiro necessário com uma rifa de R$2, que ainda está sendo vendida pela cidade, pois o valor da cirurgia foi parcelado. O sorteio da rifa será realizado no dia 12 de outubro, por uma emissora de rádio local.
Mesmo assim, Nair explica que não sabe se o filho precisará de outro procedimento cirúrgico para saber se houve a recuperação do canal. Entre as queixas de Gabriel, a mãe lembra que os olhos lacrimejam com frequência, secam e forma-se uma secreção que o impossibilita de enxergar. “Incomoda, inclusive à noite. Ele pede para a gente levantar e lavar os olhos dele”, comenta.
Além desse custo, a família também precisa comprar medicamentos para Gabriel. “Os remédios não conseguimos pelo SUS. Têm alguns que são caros, como os colírios que têm que ser comprados em Guarapuava”. Outra despesa relatada pela mãe é quanto ao transporte para fazer o tratamento. Segundo ela, como todo o procedimento está sendo particular, não conseguem ônibus gratuito.
Contato para ajuda
A rifa está sendo vendida na secretaria da Paróquia São Josafat, como um ponto fixo, e também com alguns moradores de Prudentópolis. O telefone para contato da família do menino é (42) 9907-8611 e o endereço fica na Rua General Carneiro, número 1048, na Vila das Flores.
Confira a entrevista com Nair dos Passos ao repórter Élio Kohut:

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.