sexta-feira, 26 de julho de 2013

Programa Mais Médicos fecha com 3.511 municípios inscritos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Portal Federativo Imagem: Divulgação


Divulgado nesta sexta-feira (26/7) pelo Ministério da Saúde o balanço final do Programa Mais Médicos, onde apontou a participação de mais de 3.500 municípios. Os profissionais que se inscreveram têm até domingo (28) para indicar a localidade onde desejam trabalhar. Para realizar esse procedimento é necessário acessar o site do programa, informar o login e a senha e listar as seis cidades de preferência. O Programa tem como meta levar médicos para atuar durante três anos na atenção básica à saúde em regiões pobres do Brasil, como na periferia das grandes cidades e em municípios do interior.
Os profissionais que atuarão nessas cidades farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa, receberão ajuda de custo e um incentivo de R$ 10 mil reais custeados pelo Ministério da Saúde. Caso as vagas não sejam preenchidas por brasileiros o Governo prevê a contratação de profissionais estrangeiros para trabalhar nas localidades mais carentes. Além disso, a meta é ampliar as vagas em cursos de medicina e da residência médica.
O programa
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais. As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros. A iniciativa prevê, ainda, uma mudança na formação dos estudantes de Medicina: a partir de 1º janeiro de 2015, os alunos que ingressarem na graduação deverão atuar por um período de dois anos em unidades básicas e na urgência e emergência do SUS. O chamado “2º ciclo de Medicina” vai permitir ao estudante trabalhar em contato direto com a população.
Condições adequadas
De acordo com dados do Ministério da Educação, já foram mapeados 60 municípios que têm as condições necessárias para ofertar vagas de graduação em medicina. A expectativa é de que a expansão ocorra nesses locais. Atualmente, somente 57 municípios têm cursos de medicina. A proposta do governo federal visa garantir mais oportunidades no Norte e Nordeste do País.
Veja abaixo os números de acordo com cada Estado
UF Quantidade de municípios
AC19
AL53
AM60
AP15
BA317
CE 150
DF1
ES55
GO154
MA143
MG495
MS45
MT81
PA105
PB90
PE 117
PI166
PR286
RJ58
RN101
RO44
RR12
RS 346
SC174
SE42
SP 309
TO 73
TOTAL 3.511




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.