quinta-feira, 27 de junho de 2013

Governo federal deve investir R$ 9 bilhões para implantar ferrovia entre MS e PR



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Kely Bezerra (Agência Noticias PR) 


A construção de uma ferrovia que vai ligar o município de Maracaju (MS) ao município da Lapa (PR) pode ter investimentos de até R$ 9 bilhões de reais. A ferrovia, que terá extensão de cerca de mil quilômetros, faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal. A malha ferroviária passará pelo Mato Grosso do Sul e Paraná. O investimento vai atender uma importante região produtora de grãos do país.
Para o deputado estadual Elton Welter (PT), que está acompanhando o processo, o projeto da ferrovia “será um grande polo e um grande eixo de desenvolvimento tanto para o Paraguai, para o Paraná, quanto para o Mato Grosso [do Sul]. Essa ferrovia interligará importantes regiões produtoras do Sul de Mato Grosso do Sul e do Oeste do Paraná ao Porto de Paranaguá (PR). Fará, ainda, conexão com a Ferrovia Norte-Sul (FNS) e com a Hidrovia Tietê-Paraná. Todo o modal integrado, um processo integrado de logística”.
O consultor de Logística de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Mario Stamm, afirma que a ferrovia “é extremamente importante para a economia dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul e viabilizará um corredor estratégico de escoamento de grãos”.
Foram propostos e estudados três traçados para a construção da ferrovia. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o traçado escolhido - Alternativa I do estudo - possui uma extensão de aproximadamente 989 km e passará por 33 municípios, oito localizados no Mato Grosso do Sul e outros 25 no Paraná. Os estudos estavam para tomada de subsídio que é para receber contribuições e informações adicionais até o dia 21 deste mês.
“Com a implantação desse novo trecho ferroviário além de se superar esse gargalo existente, esse gargalo ferroviário, cria-se um a ferrovia moderna para o uso dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul”, salienta Stamm.
No Paraná, de acordo com nota técnica da ANTT, a ferrovia passará pelos municípios de Guaíra, Terra Roxa, Nova Santa Rosa, Maripá, Toledo, Cascavel, Tupãssi, Catanduvas, Ibema, Guaraniaçu, Nova Laranjeiras, Campo Bonito, Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Marquinho, Candói, Goioxim, Irati, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Palmeira, Porto Amazonas, Balsa Nova e Lapa.


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