segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cedejor encerra a 1ª fase do Programa Novos Rurais no Território Centro-Sul do Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: CEDEJOR Imagem: CEDEJOR



No dia 18/06, o Cedejor Centro-Sul realizou o III Módulo do Programa Novos Rurais, que com apoio do Instituto Souza Cruz, este ano está presente em cinco estados  e mais de 30 municípios, nas regiões Sul e Nordeste do país. Esse programa visa a formação continuada de jovens Agentes de Desenvolvimento Rural para que planejem e implementem novos emprendimentos no Território Centro-Sul do Paraná.
A primeira fase do Programa Novos Rurais contemplou 3 módulos de formação, com conteúdos voltados para a gestão de projetos rurais sustentáveis, com foco na diversificação, dialogamos com temas sobre a Agricultura familiar, Novo Rural, Pluriatividade, multifuncionalidade e Territorialidade. E também, a compreensão do meio rural como um espaço de oportunidades e potencialidades. E refletindo sobre o viés: a permanência do jovem no meio rural apresentamos sobre o protagonismo dos jovens e o empreender. Mas o que seria empreender no meio rural? Empreender é a atividade dirigida por jovens rurais integrada e/ou complementar ao desenvolvimento da Unidade Familiar de Produção, que busca promover a geração de trabalho e renda, a circulação de riquezas e o desenvolvimento de territórios rurais.
Quando o jovem decide empreender ele acaba de assumir uma grande responsabilidade. E para dar conta dessa responsabilidade é preciso planejar. O planejamento pode ser um excelente instrumento para orientar o caminho de um empreendimento para que ele alcance seus resultados e objetivos. Planejamento é o processo que busca estabelecer objetivos futuros e organizar os meios e recursos para alcançá-los, e ao jovem empreendedor cabe a tarefa de adquirir conhecimento e dominar ferramentas que permitam o alcance dos objetivos propostos ao implantar seu empreendimento.
Planejamento não é algo isolado e imutável. Planejar é projetar algo, operacionalizar através de um plano de ação, executar a ação planejada, monitorar, acompanhar o andamento das ações, avaliar o processo e replanejar. Elemento muito importante na consolidação de um empreendimento é a sinergia, ou seja, pensar uma atividade que esteja atrelada às demais atividades já desenvolvidas na Unidade Familiar, que ela esteja em sintonia.

O Programa Novos Rurais, implementado pelo Cedejor com apoio do Instituto Souza Cruz, mostra possibilidades e oportunidades para que jovens rurais elaborem projetos de geração de renda e que possam ser Unidades Demonstrativas em suas comunidades. Estes projetos contribuem para estimular a reflexão do conjunto de atividades desenvolvidas na Unidade Familiar e vislumbrar novas atividades e formas de planejamento.
Em julho serão selecionados entre os 19 projetos elaborados, 6 projetos que receberão apoio financeiro para a construção de Unidades Demonstrativas. Os demais projetos poderão buscar apoio e parcerias no próprio municipio para também serem desenvolvidos. As unidades demonstrativas deverão ter caráter educativo; funcionar como pólo de difusão junto aos jovens formandos; ser replicáveis em escala maior e proporcionar aos jovens modelos de atividades capaz de mantê-los nas comunidades. Em dezembro serão realizados Workshops nessas Unidades demonstrativas.
Para o sucesso desse trabalho, contamos com o apoio das Secretarias de Agricultura dos municípios de Mallet e Imbituva, que se dispuseram em fornecer transporte para que os jovens pudessem participar dessa formação.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.