quarta-feira, 8 de maio de 2013

Prudentópolis e mais três Municipios vão ter novas usinas



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Nádia Fontana (ALEP) Imagem: Divulgação

O projeto de lei nº 142/2013, do Poder Executivo, autorizando a construção de quatro empreendimentos hidrelétricos localizados em diversas regiões do Paraná foi aprovado nesta terça-feira (7), em sessão plenária da Assembleia Legislativa, e segue agora para sanção (ou veto) do Governo do Estado. O maior é a Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Baixo Iguaçu, e está localizado no Rio Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques. Terá potencial hidráulico de 350 Megawatts (MW).
As outras três geradoras de energia serão instaladas nas seguintes regiões: em Bom Sucesso do Sul, onde vai funcionar a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) São Pedro, no Rio Vitorino, com potência de 0,3 MW; em Guarapuava, onde será construída a CGH Dalba, no Rio do Poço, com potência de 0,71 MW; e também haverá uma em Prudentópolis. Neste município será construída a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Dois Saltos, no Rio dos Patos, com capacidade de 25 MW.
Para agilizar a tramitação da matéria o Plenário foi transformado em Comissão Geral, conforme faculta o Regimento Interno do Legislativo, reduzindo-se desta forma o interstício (intervalo) entre as votações, que se realizaram durante duas sessões – uma ordinária (a primeira) e outra extraordinária. Foi também aprovado um requerimento de autoria do líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), dispensando o projeto de nova votação, em redação final, assegurando-se assim a conclusão do trâmite no Legislativo. Durante os debates o projeto, que já tinha parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), recebeu também pareceres favoráveis das comissões de Ecologia e Meio Ambiente, e de Obras, Transportes e Comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.