sexta-feira, 10 de maio de 2013

Governo Federal vai financiar projetos para jovens agricultores do Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Bianca Nascimento 


O governo federal vai financiar projetos para mais de 1,5 mil jovens agricultores familiares do Paraná e Santa Catarina. Os projetos serão pagos com fundos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Jovem). A população jovem rural terá acesso ao crédito por meio de convênio assinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Sistema Cresol Baser).
O objetivo é aumentar, cada vez mais, a expectativa deste público de permanecer com mais oportunidades no meio rural. Já que a opção do jovem pela cidade em detrimento ao campo é grande. “Hoje há uma preocupação do governo com as instituições familiares, pois a cidade tem sido mais atrativa para essa juventude. Precisamos continuar investindo nela”, explica o secretário Nacional da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini. “Estamos ampliando cada vez mais a formação aos jovens e dando também recursos para que ele possa, na propriedade de suas famílias, executar projetos próprios e permanecer no meio rural com sucesso”, completa.
Jovens de 16 a 29 anos, que estão cursando ou concluíram recentemente o ensino técnico nas instituições Casa Familiar Rural do estado, podem obter o financiamento de seus projetos desenvolvidos em diversas áreas como a produção do leite, fruticultura, piscicultura, estufa, correção dos solos entre outros. Os valores vão até R$ 15 mil com taxa de juros de 1% ao ano. O prazo de reembolso é de até 10 anos, com até três anos de carência, que pode ser elevada para até cinco anos.
Para o presidente do Sistema Cresol Baser, Vanderley Ziger, o Paraná tem perdido muitos jovens na zona rural. Cerca de 60% das propriedades rurais hoje estão nas mãos de aposentados e essa situação pode comprometer a sucessão da agricultura familiar. “Pensamos nessa linha de crédito como uma proposta de incentivar o jovem. Além de conseguir o crédito, pense nele como uma oportunidade de gerar renda no meio em que vive”, diz Ziger.
Qualificação
Além da possibilidade de financiamento para os jovens, o governo federal também vai disponibilizar mais de 120 mil vagas para cursos de qualificação profissional à população do campo de todo o país independente da idade. Ofertados pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a meta é alcançar 2,6 mil municípios com os cursos. Cidades do Paraná estão inclusas na programação. Serão oferecidos 220 diferentes cursos técnicos, além de 500 outros de qualificação profissional, com carga mínima de 160 horas.
São cursos gratuitos de longa e curta duração, divididos por vários módulos que ensinam desde a ética cidadã até a produção técnica de diversas áreas. Os temas variam de acordo com realidade de cada município.
“Cada jovem que a gente consegue atrair para o rural é um novo agricultor, com mais conteúdo, mais aberto a inovações tecnológicas, melhor para lidar com a complexidade da agricultura, mesmo a orgânica e a agroecologia”, ressalta Bianchini.  Para o secretário, é preciso investir num pacote de políticas públicas que melhorem a educação, a qualidade de vida e acesso a comunicação para que a vida no campo seja cada vez mais atraente. Em média, os pais destes jovens agricultores têm quatro anos de estudo e não concluiram o ensino fundamental. 
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), que conhece bem a causa, avalia que o Paraná é um dos estados com bons investimentos no campo. "A mobilização e interesse pela agricultura familiar, o setor é bastante organizado no Paraná, hoje acima da média nacional”, comenta. “Também a rede de agentes financeiros e cooperativos é mais elevada nos estados da região Sul. Ambos os projetos significam para os trabalhadores e para a cadeia produtiva, a oportunidade adicional de melhoria de condição, tanto no aumento da produção, como de acesso às políticas públicas”, finaliza a deputada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.