sexta-feira, 17 de maio de 2013

Famílias carentes de Guamiranga, Imbituva, Ipiranga e PG recebem cobertores


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najua) com reportagem Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Mais de 3 mil famílias em extrema vulnerabilidade social dos municípios de Ponta Grossa, Imbituva, Guamiranga e Ipiranga, foram contempladas com cobertores doados por meio da Campanha Espalhe Calor 2013. A iniciativa do governo estadual faz parte das atividades do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).
A reportagem da Najuá teve oportunidade de acompanhar a entrega dos cobertores em Guamiranga, onde pode conversar com a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Em contato com o repórter Elio Kohut, a primeira dama do Estado disse que a meta da campanha é superar o número de municípios atendidos no ano passado. Os cobertores são repassados para as famílias mais carentes, em seguida nas cidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e na sequência em todo Estado. “Ano passado atendemos 190 municípios. Esse ano a meta é superar os 230. Existem algumas cidades que tem independência financeira e não precisam de cobertores, mas mesmo esperamos atender as necessidades de cada região”, afirma.
Em Guamiranga, foram entregues 1.230 cobertores para 615 famílias cadastradas nos programas sociais do município. Já os municípios de Ponta Grossa, Imbituva e Ipiranga receberam 2 mil cobertores. As entregas dos cobertores foram realizadas durante solenidades realizadas nos ginásios de esportes dos municípios beneficiados.
A prefeita de Guamiranga, Telma Fenker (PSDB), disse a reportagem da Najuá, que a distribuição dos cobertores é uma ação essencial para suprir as necessidades das famílias carentes do município. Telma comenta que o rigor do inverno paranaense exige que os administradores públicos concentrem esforços para ajudar as pessoas em extrema vulnerabilidade social, que não tem condições financeiras de adquirir um agasalho ou cobertor.
Família Paranaense
Fernanda ainda comentou sobre o programa Família Paranaense, que já foi implantado nos municípios da região Centro-Sul e que atende mais de 130 prefeituras em todo o Estado, com a finalidade de ajudar famílias em situação de risco. O projeto trabalha com seis eixos principais: assistência social, habitação, educação, saúde, agricultura e trabalho. Ele também contempla ações nas áreas de segurança pública, meio ambiente, cultura e esporte.Lançado em março de 2012, o programa reúne mais de 18 secretarias de Estado que trabalham em ações intersetoriais. A secretária diz que o programa está modificando a vida de várias pessoas e cita o exemplo de algumas famílias que conseguiram agregar valor e encontraram um meio de subsistência. Telma também comentou sobre o programa do governo estadual. Segundo ela, a secretaria de Bem-Estar Social do município realiza um levantamento e procura identificar quais são as necessidades das famílias. “Aplicamos um questionário e verificamos o que eles estão precisando. Alguns necessitam de um medicamento, cirurgia, reforma na casa, emprego. São várias articuladas para proporcionar o bem estar das famílias”, comenta.
Confira as entrevistas com repórter Élio Kohut:
Fernanda Richa 

Claudemir dos Santos (Presidente da AMCESPAR)

Miguel Pontarolo (Vice-Prefeito)

Telma Fenker (Prefeita)

Confira as fotos:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.