sexta-feira, 31 de maio de 2013

Col. Oreste Preima vai ganhar novo prédio



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: AEN Imagem: Antonio Costa

Prudentópolis, na região central do Paraná, irá ganhar uma nova sede para o Colégio Estadual José Orestes Preima. O novo prédio, que está na fase de conclusão de obras, recebe investimento de R$ 3 milhões do governo estadual e irá dar mais conforto à comunidade escolar local.
Aguardado há mais de uma década pela população o novo colégio vai acabar com uma situação incômoda para estudantes e professores. Atualmente, as aulas para os 690 alunos da rede estadual acontecem em uma instalação cedida pela prefeitura, onde funciona também uma escola municipal para 400 alunos. A situação gera superlotação e falta de salas de aula.
José Adriano Iulek, diretor do colégio, diz que há turmas que estudam até no porão da igreja e na garagem da casa do pároco, locais totalmente impróprios para o aprendizado. “Fizemos isso para não deixar os alunos sem aula”, explicou. “O novo prédio resolve um problema de mais de uma década e soluciona o problema da falta de espaço, além de melhorar muito a condição de ensino”, disse o diretor.
No novo colégio terá capacidade para atender mais de mil alunos da rede estadual, moradores da Linha Esperança e outras comunidades rurais do município. Instalado em terreno de nove mil metros quadrados, a sede tem cerca de três mil metros de área construída, mais que o dobro do atual. O número de sala de aulas mais que dobrará, passando de seis para 14.
Além disso, a nova sede contará com biblioteca, sala de informática, laboratórios, refeitório e quadra poliesportiva. A capacidade total será de 570 alunos por turno. Somados manhã, tarde e noite, são mais de 1.500 vagas.
O prédio é também dotado de acessibilidade para pessoas com deficiência física e visual, com rampas, elevador e piso tátil. “Esperamos atendê-los cada vez melhor. Um bom espaço é diretamente proporcional à qualidade de ensino dos alunos”, ressaltou o diretor.
ESCOLA DE QUALIDADE – O novo prédio do Colégio Estadual José Orestes Preima é apenas um dos exemplos que o governo investe para a melhoria das escolas da rede estadual. Apenas neste ano, o investimento é de R$ 500 milhões.
São construções, reformas, ampliações e implantações de quadras poliesportivas, em todas as regiões. Serão construídas 70 novas escolas. A metade delas já está em obras, uma delas é o Orestes Preima.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.