quinta-feira, 16 de maio de 2013

Chuva deixa 3,5 mil desabrigados em cidade do sudoeste do Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Fabiula Wurmeister (RPC TV) Imagem: Divulgação


Mais de 3,5 mil pessoas ficaram desabrigadas em Santo Antônio do Sudoeste por causa da grande quantidade de chuva que caiu sobre a região na quarta-feira (15), afirma a Defesa Civil. O mau tempo registrado desde o dia 10, e intensificado entre as 17h e as 22h de quarta, fez os rios Santo Antônio, Cedro e Aurora transbordar e invadir centenas de casas.
As famílias atingidas pelos alagamentos foram levadas no fim da tarde de quarta para centros comunitários e igrejas do município. Ainda na manhã desta quinta-feira (16), o Corpo de Bombeiros precisou resgatar famílias ilhadas na comunidade Boa Vista do Capanema, no interior do município de 20 mil habitantes.
Desde meia-noite, quando a chuva parou, os rios que em alguns pontos avançaram até cem metros do leito original estão abaixando rapidamente. O sol apareceu e a situação já está bem melhor”, comentou o agente de Defesa Civil do município, Evandro Morais da Silva. Os bairros Entre Rios, Sete de Setembro Aurora e Vila Nova foram os mais atingidos.
Parte dos desabrigados começou a voltar para casa no início da manhã desta quinta. Até as 9h30, ao menos mil pessoas continuavam nos abrigos. Segundo a Defesa Civil, não há registro de feridos ou de desaparecidos. Alguns dos atingidos pelos alagamentos devem receber da prefeitura roupas e alimentos.
Segundo o secretário de Administração e diretor de operações da Defesa Civil, Clodomir Zanini Fiorentin, deve ser decretada situação de emergência. Outro temporal que atingiu a cidade no início de abril havia provocado estragos, principalmente nas rodovias de acesso ao município. “Estamos trabalhando em ações emergenciais e vamos promover ações preventivas como a relocação de famílias e drenagem dos rios”, garantiu o secretário.
Chuvas
De acordo com o instituto Somar Meteorologia, entre as 9h de quarta e as 7h desta quinta choveu 116 milímetros em Dois Vizinhos. Desde a abertura da estação meteorológica, em 2007, não havia chovido tanto em um único dia na cidade. Situação parecida só foi registrada no dia 1º de agosto de 2011, quando choveu 113 mm.
Ainda conforme o Somar, em alguns municípios da região, como Planalto (86 mm) e Clevelândia (139 mm), somente o volume de chuva registrado desde domingo (12) é o equivalente a 80% da média de todo o mês de maio. Em outros, como General Carneiro (115 mm), já ultrapassou em 5% o esperado para o mesmo período.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.