quarta-feira, 22 de maio de 2013

Aprenda a conservar o pinhão



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RPC TV Imagem: Divulgação

Maria Lucia Masson explica que há cinco maneiras de conservar adequadamente pinhões. Ela lembra que, para todas as opções, é preciso ter pinhões frescos e bem limpos. Antes de escolher um método de conservação, o consumidor deve ter em mente o tempo que pretende conservar as sementes.
A engenheira química explica que, se a escolha for de conservar o pinhão na geladeira, precisa ser entre dois e dez graus, na gaveta de legumes. Desta forma, as sementes podem ser armazenadas com casca, em um saco plástico não lacrado, por 60 dias.
Caso a opção seja o congelamento, as sementes devem ser colocadas em um saco plástico ou recipiente bem fechado. Nestas condições podem ser conservadas por seis meses. A engenheira ressalta que é preciso prestar atenção para que o pinhão não tenha ficado em ambiente com temperatura superior a 18 graus. Além disso, ela destaca que o pinhão deve ser cozido antes de descongelar, ou seja, deve sair do freezer direto para a panela.
A conserva doce ou salgada (cozido sem casca) também pode ser guardada por, no máximo, seis meses. Maria Lucia lembra que o recipiente deve ser bem vedado. Vidros e tampas devem ser novos, para que o PH seja adequado. "Pode ser cozido e conservado em salmoura ácida ou xarope", conta. A salmoura ácida é feita com água, vinagre e sal. Já o xarope é uma calda de açúcar concentrado e água.
Se a opção for cozinhar o pinhão, ele pode ser embalado a vácuo, sem casca. Neste caso, é preciso refrigerar. O tempo de conservação é de apenas 15 dias.
A chef Helena Menezes, que é uma especialista em comida com pinhão, recomenda que antes de escolher qualquer uma destas opções dá para deixar o pinhão de molho por um tempo, para ele boiar. Depois basta eliminar aqueles que ficarem na superfície. "Estes geralmente estão com bicho, têm um furinho, e devem ser eliminados", recomenda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.