sexta-feira, 26 de abril de 2013

MDA investe quase um milhão na pecuária leiteira paranaense



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Bianca Nascimento (MDA) 


As famílias produtoras de leite no Paraná começam o ano com novas perspectivas. Durante os próximos dois anos, a pecuária leiteira de 23 municípios do Norte Pioneiro, como Wenceslau Braz, Arapoti e Quatiguá, cidades referência na produção de leite no estado, irão receber diversas ações para melhoria da qualidade do produto, aumento da produtividade e capacitação de produtores e técnicos da área.
A iniciativa faz parte do Projeto de Suporte das Ações de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR). Cerca de R$ 976 mil serão destinados para a produção de leite no Paraná. Com o apoio, mais de 179 agricultores familiares que produzem leite serão beneficiados diretamente.
O Secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, explica que esse projeto faz parte de um plano maior que visa melhorar a produção de leite por todo Brasil. “O Paraná é um dos principais produtores de leite. A melhoria dessa produção vai beneficiar dezenas de famílias, inclusive em áreas mais pobres do Norte do estado, que podem fazer do leite uma fonte de renda produtiva”, explica. “Vamos, junto com o Emater, investir em insumos necessários para pesquisas que visem o aumento de produtividade, gere mais renda e melhore a qualidade do leite no estado”.
Investimentos e produção
O plano de trabalho do projeto tem como objetivo investir na infraestrutura e na capacitação de pessoas. “Vamos melhorar a atividade leiteira na região Norte Pioneiro e comprar novos equipamentos e máquinas. Também vamos implantar unidades demonstrativas de produção de leite”, explica o técnico e engenheiro agrônomo do Emater/PR, Sidney Barros Monteiro.
As unidades de referência típicas de produtores familiares serão desenvolvidas com novas técnicas e tecnologias. Elas servirão como fonte de informação para mais de mil agricultores que serão beneficiados indiretamente pelo projeto. Para a capacitação de produtores e técnicos, serão realizados cursos, excursões, encontros e seminários, pesquisas e parcerias institucionais.
Além disso, a produção do leite terá foco em qualidade. Junto com a adequação das salas de ordenha, serão disponibilizados kits de ordenha higiênica. Com essas melhorias na estrutura física e operacional, o produtor poderá garantir um produto ainda mais adequado e rentável no mercado.
Produção no Paraná
Atualmente, segundo dados do Emater-PR, a região do Norte Pioneiro produz cerca de 350 mil litros de leite por dia. São cinco mil produtores e cada um produz por dia cerca de 60 litros. Só em 2011, a produção chegou a 3,9 bilhões litros, segundo dados do o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior parte desta produção é consumida no próprio estado e o excedente é vendido para outros estados, como São Paulo. Ainda segundo o Instituto, o Paraná é o terceiro maior produtor de leite no Brasil, atrás de Minas Gerais (1°) e Rio Grande do Sul (2°).
Os agricultores paranaenses comemoraram com a novidade dos novos investimentos. Izaía Otaviano, 69, é um deles. Ele produz leite há mais de 15 anos. Começou ordenhando uma vaca holandesa, que na época, foi comprada com todas as economias que tinha. Depois que começou o negócio, o produtor passou a utilizar as linhas de crédito oferecidas pelo governo para melhorar sua produção.  
Otaviano acredita que investimentos como esse são importantes também para atrair novos trabalhadores. “Toda melhoria é bem-vinda. Essa ajuda facilita nosso trabalho e assim, fica mais fácil atrair mão de obra para a produção de leite”, explica. Através dos recursos, ele está construindo um espaço de ordenha de vacas.
Políticos paranaenses que já atuaram na defesa da agricultura do Paraná reconhecem a importância de incentivos do governo federal para a economia do estado. Luciana Rafagnin (PT), deputada estadual do Paraná, acredita que estes incentivos beneficiam não só produtores, mas também consumidores. “Os agricultores ganham com qualidade de vida e melhoria na renda familiar, e toda a população que compra alimentos de maior qualidade”, avalia. “Desde que o PT chegou ao governo federal, os programas que ajudam no crescimento da agricultura familiar são frequentes porque os trabalhadores do campo passaram a ser muito mais valorizados”, completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.