sábado, 2 de março de 2013

Iraty vai tentar voltar a 2ª Divisão ainda este ano



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najua) Imagem: Geraldo Bubniak(Futebol Paranaense)

Agora é oficial. O interesse existe e falta apenas o aval da Federação Paranaense de Futebol (FPF) para que o Iraty retome as atividades do futebol profissional. Na tarde de sexta-feira, 1, a diretoria do Azulão protocolou o pedido de inscrição para participar da 2ª divisão do Campeonato Paranaense de 2013. No mesmo documento ainda foi indicado o estádio Emílio Gomes, como local para receber as partidas da equipe durante a disputa da divisão de acesso.
No entanto, o martelo será batido apenas na quinta-feira, 7, quando acontece na sede da FPF, o arbitral que irá definir a fórmula de disputa e as equipes participantes da 2ª divisão. Ate lá ainda permanece a dúvida se o Azulão poderá participar do campeonato. Inicialmente a reportagem da Najuá obteve informações que o Iraty não poderia jogar a divisão de acesso, pois não participou de nenhuma competição de base em 2012.
Em contato com a equipe da Najuá no mês passado, a assessora de imprensa da FPF, Tabata Viapiana, o clube estaria automaticamente rebaixado para a terceira divisão. Para incentivar os clubes a descobrir novos talentos e incentivar a prática esportiva entre os jovens, a Federação obriga que todos os clubes filiados participem do Campeonato Paranaense Sub-20 ou da Copa Sub-18 (antiga Copa Tribuna). “Como não cumpriu essa exigência, o Iraty está rebaixado para a terceira divisão”, relatou a assessora de imprensa.
Tabata comentou que, o PSTC, de Londrina, terceiro colocado da Terceirona no ano passado já foi promovido para a Série Prata, devido ao rebaixamento do Iraty. Francisco Beltrão e Colorado foram os outros clubes que garantiram acesso a segunda divisão do Paranaense 2013.
A princípio, dez equipes devem participar da segundona. Porém, existe a possibilidade de outros clubes, como é o caso do Iraty, receberem convites e também serem incluídos na disputa. Com isso, não está descartada a hipótese da divisão de acesso contar com 12 equipes.
3ª divisão não deve ser extinta
O presidente do Prudentópolis Futebol Clube, ex-Serrano, Valdir Canini, relata que durante conversa recente com o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury, e com o diretor Amilton Stival, obteve informações que a segunda divisão terá início provavelmente entre os dias 15 e 20 de maio e a terceira divisão em agosto.
A possibilidade de ser realizada uma divisão de acesso regionalizada não deve ser homologada neste ano. Canini explica que o estatuto da FPF obriga que a entidade siga o regulamento durante dois anos consecutivos. “Como não há tempo hábil, provavelmente em 2014 será realizada uma segunda divisão regionalizada e irá acabar a terceirona”, indica o presidente.
Sobre a situação do Iraty, que tem interesse de retornar as atividades do futebol profissional, Canini conta que as informações repassadas inicialmente dizem que o clube terá que disputar a terceira divisão. No entanto, Canini disse que o fato novo cogitado entre os clubes é incluir mais duas equipes na 2ª divisão.
“Seriam incluídas duas equipes com apoio inclusive de televisão para dar um incentivo a mais para a competição. Estamos aguardando que no arbitral do dia 7 a federação possa dar um apoio financeiro. Sabemos que não há condições de ajudar da mesma forma que na primeira divisão, mas esperamos que a federação auxilie pagando a taxa de arbitragem ou repassando uma verba para o custeio das viagens fora da cidade”, solicita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.