terça-feira, 12 de março de 2013

Fumaça preta no 1º dia da escolha do novo Papa



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Terra Noticias Imagem: Divulgação


A Praça São Pedro, que foi invadida no início da noite por uma multidão de curiosos e fiéis, ficou vazia após a aparição da espessa fumaça preta depois do primeiro dia de Conclave. Pouco visível à noite, a fumaça escura que saiu da pequena chaminé de cobre foi recebida com decepção pelas milhares de pessoas que esperavam este momento.

"Estou contente que a fumaça tenha sido preta, assim poderei voltar amanhã", comentou Luisa Fernanda Almagro, de Sevilha. Já a irmã Barbara, de Nova York, disse estar "decepcionada" por não ter assistido à eleição do novo Papa. "Mas de qualquer maneira foi uma sensação extraordinária", acrescentou a freira americana.

Os 115 cardeais com direito a voto (por terem menos de 80 anos) entraram em conclave nesta terça-feira para eleger o sucessor de Bento XVI após sua histórica renúncia. Glenda Amaya, 38 anos, vinda do Panamá, não perdeu o entusiasmo. "Vou voltar amanhã, depois de amanhã e até que o Papa seja eleito", disse agitando a bandeira de seu país.

"Pouco importa que seja branco ou negro, do hemisfério Norte ou Sul, porque a fé é universal", acrescentou sobre o futuro pontífice. "Espero que venha de fora da Europa (...) O Papa deve conduzir a Igreja a uma nova era", desejou por sua vez um jovem padre italiano, dom Mario, vestido de preto. Ele declarou estar comovido pela "grande responsabilidade que pesa sobre os cardeais".
Na Praça São Pedro, a longa cerimônia de abertura do conclave foi transmitida em telões para uma multidão. Mas desde a "extra omnes", a frase em latim que marca o início do conclave, e com o fim da chuva, fiéis, curiosos e turistas voltaram para a praça, com os olhos voltados para a chaminé que atrairá a atenção dos fiéis do mundo inteiro até que os cardeais cheguem a um acordo.

Alguns católicos se envolveram em bandeiras, prontos para celebrar o novo Papa. Pessoas do mundo inteiro compartilhavam a mesma expectativa. Membros da comunidade religiosa do Verbo Encarnado, jovens vestidos de azul e cinza, cantavam em italiano: "O novo Papa, o novo Papa, quem será, quem será? Quem sabe, quem sabe?".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.